CAUSA ANIMAL

Com alto número de cães e gatos nas ruas, Arroio do Sal faz ações para adoção de animais

A proposta é facilitar o acesso da comunidade às informações sobre cães e gatos, ampliando a taxa de pets com um novo lar

Foto: ASCOM Arroio do Sal / Divulgação
Foto: ASCOM Arroio do Sal / Divulgação

O aumento no número de filhotes de cães e gatos em situação de vulnerabilidade tem mobilizado a Prefeitura de Arroio do Sal a reforçar as iniciativas de adoção responsável. Com o intuito de ampliar o alcance das ações, a Secretaria de Meio Ambiente criou a página do Departamento de Bem-Estar Animal (BEA) na rede social Instagram, divulgando os animais disponíveis e incentivando a adoção no município. Conforme a veterinária da rede, Ana Clara Irion, a proposta é facilitar o acesso da comunidade às informações sobre cães e gatos, ampliando a taxa de pets com um novo lar. 

“Nas últimas semanas, tivemos uma demanda muito grande de cadelas que deram cria e que se encontram em situação de vulnerabilidade. Alguns foram resgatados pela  Então, além de contribuir com novas feiras de adoções, tivemos a ideia de criar uma conta no Instagram para alcançar ainda mais pessoas e divulgar os animais que estão disponíveis para adoção em Arroio do Sal”, explica.

16 animais adotados na Festa do Pescador

Em parceria com a Associação Mãos e Patas e a ONG Turminha do Barulho, a Feira de Adoção foi incluída na programação do stand do Meio Ambiente na 23ª Festa do Pescador. A iniciativa resultou em 16 animais adotados durante os cinco dias de evento, sendo 14 cães e 2 gatos. Conforme a secretária adjunta de Meio Ambiente, Márcia Schorn, a equipe realizou todo o processo adequado de adoção, coletando a assinatura de termo de responsabilidade por parte dos adotantes. 

“A nossa equipe resgatou alguns animais da rua, outros vieram da Mãos e Patas ou da própria comunidade. A Turminha do Barulho também nos ajudou a fazer uma adoção. Registramos os dados dessas pessoas e, nas próximas semanas, iremos visitá-las para fiscalizar o bem-estar dos animais que estavam na feira”, afirma Márcia. 

Mais ações pela causa animal

Ampliar o número de feiras de adoção em Arroio do Sal é uma das metas da gestão do prefeito Luciano Pinto. Para isso, o projeto Bem-Estar Animal, criado em seu mandato anterior, está sendo reativado pela Secretaria do Meio Ambiente. Além das feiras, a iniciativa prevê ainda a intensificação das castrações e outras medidas voltadas à preservação dos direitos e à proteção dos animais. Para acompanhar as ações voltadas à adoção e conhecer os animais disponíveis, siga o perfil do BEA no Instagram: @bea.arroiodosal.