A bola laranja vai ser jogada para o alto amanhã, dia 25 de agosto, dando início para a 19ª Copa do Mundo de Basquete FIBA. Em 2023 a competição será disputada em três sedes: Filipinas, Japão e Indonésia. 32 seleções estarão na disputa do título.
O Brasil está no Grupo G ao lado da atual campeã Espanha, República Islâmica do Irã e Costa do Marfim. O sorteio também definiu a cidade de Jacarta, na Indonésia, como cidade sede desta chave.
A estreia da seleção na Copa do Mundo de basquete será no sábado, dia 26, diante dos iranianos. Na sequência, encara os espanhóis no dia 28 e fecha a participação na primeira fase enfrentando os marfinenses no dia 30.
Os 32 times estão divididos em oito grupos de quatro participantes. Os dois melhores times avançam para a segunda fase, carregando os resultados obtidos na etapa inicial. Pelo chaveamento o adversário na próxima fase a seleção brasileira irá cruzar com o Grupo H, que tem Canadá, França, Letônia e Líbano.
A segunda fase de grupos (entre os times que foram eliminados na primeira fase para definição de posição final) será disputada entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro. As partidas de mata-mata ocorrem entre 5 e 10 de setembro, e a final ocorre no próprio dia 10.
Entre os grandes nomes que estarão em quadra, destaque para as estrelas da NBA. Luka Doncić, astro que defende o Dallas Mavericks e que atuará pela seleção da Eslovênia. Além dele, Shai Gilgeous-Alexander, atleta do Oklahoma City Thunder e do Canadá, Anthony Edwards e Austin Reaves, atletas de Minesota Timberwolves e Los Angeles Lakers, eles que vão defender os Estados Unidos. Estes são só alguns nomes badalados que vão estar competindo.
A Espanha é a atual campeã do mundial, quando em 2019 acabou faturando o título ao vencer na final a Argentina. Pelo lado do Brasil, que conta com uma lista renovada de nomes, a tentativa é pelo terceiro título para se juntar aos de 1959 e 1963.
Grupos da Copa do Mundo de Basquete
Grupo A: Angola, República Dominicana, Filipinas e Itália;
Grupo B: Sudão do Sul, Sérvia, China e Porto Rico;
Grupo C: Estados Unidos, Jordânia, Grécia e Nova Zelândia;
Grupo D: Egito, México, Montenegro e Lituânia;
Grupo E: Alemanha, Finlândia, Austrália e Japão;
Grupo F: Eslovênia, Cabo Verde, Geórgia e Venezuela;
Grupo G: Irã, Espanha, Costa do Marfim e Brasil;
Grupo H: Canadá, Letônia, Líbano e França.