Até o momento, neste ano de 2024, Bento Gonçalves registrou 20 casos de dengue, com 14 sendo contraídos localmente e 6 importados. Além disso, larvas do mosquito Aedes aegypti foram identificadas em ao menos 22 bairros. No âmbito do Rio Grande do Sul, o Painel de Casos de Dengue RS aponta um total de 14.255 casos confirmados e 15 óbitos pela doença.
Os principais bairros onde foram encontrados larvas do mosquito em Bento Gonçalves são: Caminhos da Eulália, Centro, Imigrante, Santa Helena, Glória, Municipal, Juventude, Vinhedos, São Valentim, Conceição, Fátima, São Roque, Ouro Verde, Universitário, Progresso, Borgo, COHAB, Vila Nova II, Barracão, Cruzeiro, Eucaliptos e São Francisco.
Combate ao mosquito
As ações de combate ao Aedes aegypti, conduzidas pela Secretaria da Saúde de Bento Gonçalves, são executadas diariamente pelos agentes de endemias. Esses profissionais realizam inspeções em locais públicos, residências e empresas, visando eliminar possíveis criadouros do mosquito e conter sua proliferação. Além disso, são efetuadas pulverizações em áreas estratégicas com casos confirmados da doença.
Para intensificar o controle, foram implantadas ovitrampas, armadilhas para coletar potenciais criadouros do mosquito, especialmente em residências nos bairros mais afetados. Nessas visitas, os agentes coletam larvas dos mosquitos. Pelo menos 126 armadilhas são monitoradas mensalmente na cidade.
O agente de endemias Sérgio Antônio Grasseli enfatizou a importância da prevenção durante uma visita ao bairro Juventude, ressaltando que “dedicar pelo menos 10 minutos diários para inspecionar o ambiente, verificando a presença de água parada em vasos, pneus ou outros recipientes, é fundamental”.
Na quinta-feira (07), equipes realizaram a desinsetização no bairro Vinhedos, onde casos da doença foram confirmados, um trabalho que será mantido na próxima semana.
Todas essas atividades são documentadas e seguem o plano nacional de combate à dengue.
O Aedes Aegypti
O Aedes aegypti, medindo menos de 1 centímetro, possui coloração escura com riscos brancos nas patas, cabeça e corpo. Com hábitos diurnos, principalmente durante o amanhecer e o entardecer, o inseto, apenas as fêmeas, se alimenta principalmente de sangue humano. Sua reprodução ocorre em água parada, seja limpa ou suja, onde os ovos são depositados.
Os principais sintomas da dengue são:
- Febre alta (maior que 38.5°C) de início abrupto e que dura entre 2 e 7 dias
- Dores musculares intensas
- Dor ao movimentar os olhos
- Mal-estar
- Falta de apetite
- Dor de cabeça
- Manchas vermelhas no corpo
Ao apresentar os sintomas, é muito importante procurar a Unidade de saúde mais próxima, para diagnóstico e tratamento adequados.
Em caso de denúncias, o munícipe pode entrar em contato através dos números (54) 3055-7166 ou (54) 3055-7142 (WhatsApp).