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Com 124 mil atingidos, em 12 horas, dobra o número de clientes da RGE sem energia

Estatística da empresa revela que o número de consumidores sem energia por causa de alagamento aumentaram seis vezes desde a tarde desta terça-feira

Foto: Divulgação
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Dados da Rio Grande Energia (RGE), revelam que, no início da manhã desta quarta-feira (1º), 124 mil clientes estão sem energia elétrica, na área de abrangência da concessionária. O número representa praticamente o dobro do registrado na tarde desta terça (30), que era de 68 mil consumidores sem luz.

O motivo é o temporal que atinge o Estado desde a segunda-feira (29), com vento e descargas atmosféricas. Os fenômenos atmosféricos causaram sérios danos à rede de distribuição da RGE, impactando o fornecimento de energia. A interrupção ocorre, principalmente, por galhos, árvores e objetos arremessados pelo vento à rede elétrica.

Ainda conforme o levantamento da RGE, dos 124 mil clientes sem energia, em torno de 63 mil estão em áreas alagadas, e a energia foi desligada por segurança. O dado representa seis vezes mais que na tarde de terça, quando era de 8,9 mil.

A Serra Gaúcha é uma das regiões mais afetadas na área da concessionária. As demais são os Vales do Taquari e do Rio Pardo, e a região Central do Estado. De acordo com a direção da empresa, um fator que dificulta o trabalho das equipes de manutenção são os bloqueios de estradas. Com a interrupção total ou parcial de trechos de estradas federais (BRs) e estaduais (RSs) não há possibilidade de atender as ocorrências.

A concessionária alerta que, em situações como a atual, a população deve ficar longe de fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica. A orientação nesses casos é acionar imediatamente a RGE e o Corpo de Bombeiros e aguardar o atendimento.