Bento Gonçalves

Com 1.034 amostras inscritas, 12º Brazil Wine Challenge define júri internacional

Especialistas vêm da Argentina, Bolívia, Chile, Espanha, França, Portugal e Uruguai

Foto: Divulgação / 12º Brazil Wine Challenge
Foto: Divulgação / 12º Brazil Wine Challenge

O 12º Brazil Wine Challenge, um dos concursos de vinhos mais prestigiados da América Latina, está prestes a começar com um número histórico de 1.034 amostras inscritas por 191 empresas. A competição ocorrerá entre os dias 16 e 19 de julho, no Centro Empresarial de Bento Gonçalves, conhecido como a Capital Brasileira do Vinho. A Associação Brasileira de Enologia (ABE) anunciou a participação de um painel internacional de degustadores, que inclui especialistas de sete países diferentes, garantindo a qualidade e a imparcialidade das avaliações.

O painel de degustadores deste ano inclui técnicos de renome de países como Argentina, Bolívia, Chile, Espanha, França, Portugal e Uruguai. Entre os destacados membros do júri estão três enólogas: Naira Escobari da Bolívia, Sylvia Cava e Manuela Astaburuaga do Chile. Também participam os experts Adolfo Lona da Argentina, Antonio Palacios da Espanha, Benoit Mathurin e François Hautekeur da França, Ari De Mari de Portugal, Fernando Pettenuzzo e Fernando Piccardo do Uruguai.

Ricardo Morari, presidente da ABE, enfatizou a importância do rigor e da qualificação dos jurados para a credibilidade do concurso. “O Brazil Wine Challenge chega a sua 12ª edição como um dos mais importantes da América Latina. Compor um júri qualificado contribui para este reconhecimento”, afirmou Morari. O concurso é o único no Brasil com a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), o que reforça sua importância no cenário vitivinícola mundial.

Esta edição do Brazil Wine Challenge se destaca também pela diversidade de países representados. Além do Brasil, competem vinhos de Alemanha, Argentina, Bolívia, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Geórgia, Hungria, Itália, México, Nova Zelândia, Portugal e Uruguai. Este aumento de 15% no número de amostras em relação ao ano anterior demonstra o crescente interesse e prestígio do evento no cenário internacional.

As degustações seguirão normas internacionais e serão realizadas às cegas, assegurando a imparcialidade e a qualidade das avaliações. O processo acontecerá ao longo de três dias, totalizando 12 horas de análise minuciosa. Os degustadores utilizarão visão, olfato e paladar para avaliar as amostras, além de aplicar seu vasto conhecimento técnico. O resultado do concurso será anunciado no dia 19 de julho.

 

12º Brazil Wine Challenge