O lixo tomou conta das ruas do entorno dos locais que receberam os quatro blocos de carnaval em Caxias do Sul no final de semana. Conforme a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) foram utilizados três caminhões caçamba para recolher os mais de mil quilos de resíduos entre sábado (18) e segunda-feira (20). Lembrando que os blocos utilizaram áreas públicas nos bairros Santa Catarina, Rio Branco, Centro e Exposição.
O acumulo de resíduos provocou diversas manifestações em redes sociais de moradores, que registraram a falta de preparo dos organizadores em relação a lixeiras, e a limpeza dos locais pós-evento. Conforme a Codeca, a empresa foi contratada para limpar três locais, sendo que, o serviço foi executado na manhã da segunda-feira (20). A empresa utilizou 27 funcionários, além de maquinário para agilizar o trabalho.
Organizadores afirmam que contrataram empresas privadas
Em contato com a reportagem os organizadores dos blocos afirmaram que em todos os locais foram disponibilizados lixeiras, e equipes particulares para amenizar a situação. O maior problema encontrado, conforme os líderes, foram as vias que ficam nas imediações das arenas construídas para receber os blocos carnavalescos.
Ocorrências atendidas pela Brigada Militar
Além da questão do lixo, algumas ocorrências foram registradas pela Brigada Militar nas imediações das concentrações dos foliões, todas elas por perturbação ( principal registro foi a disperação de um grupo de foliões na noite do domingo, nas imediações da Maesa, na rua Treze de Maio), e importunação sexual. Uma das ocorrências um jovem de 20 anos foi detido, no sábado (18) no início da noite, após forçar um beijo, sendo que, a vítima era uma menor de 14 anos. O fato foi registrado no Largo da Estação Férrea.