O novo ano começa com o reforço de mais 150 contêineres amarelos em Caxias do Sul. Os equipamentos são destinados para a coleta mecanizada de lixo seletivo. Adquiridos no final de 2024, os equipamentos chegaram na quinta-feira (2) à Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) e começam a ser colocados nas ruas de Caxias do Sul na próxima segunda-feira (6).
Os novos contêineres vão substituir equipamentos avariados pelo uso ou atos de vandalismo. A reposição de equipamentos danificados é constante na cidade. Em 2024, foram adquiridos e recebidos 500 contêineres amarelos.
De acordo com informações da Codeca, houve redução e 39,5% da queima de contêineres. Houve 75 incidentes em 2024, contra 124 em 2023. A Companhia atribui a melhora nos números como consequência direta da implantação do Centro Integrado de Operações, onde as forças de segurança monitoram câmeras instaladas por toda a cidade.
Caxias conta com 1,8 mil pontos de coleta mecanizada de resíduos. Em cada local, há pelo menos um par: um contêiner verde, do lixo orgânico, e um amarelo, seletivo.
Atos de Vandalismo podem ser denunciados para a Guarda Municipal pelo fone 153.