
A quarta-feira foi marcada por mais comemorações pela passagem dos 100 anos de fundação do Clube Esportivo. À noite teve o tradicional banquete, que este ano não aconteceu em agosto, quando houve o almoço do bem, na Fundaparque. À tarde foi o momento em que orgulhosamente diretoria do Clube, da Fundação e a municipalidade apresentaram as melhorias do estádio Parque Montanha dos Vinhedos e em sequência houve a inauguração de uma UBS-Unidade Básica de Saúde – dentro do estádio.
A apresentação de melhorias, que contaram com dinheiro público – do município e da União, ainda por conta das cidades que tentaram ser sub sedes da Copa do Mundo e da iniciativa privada, no caso a empresa gaúcha Tintas Killing. Assim o Clube se prepara ao à tão aguardada volta do time à série A do campeonato gaúcho em 2020.
A lista de melhorias é grande e passa por a começar pelo entorno do estádio com pintura externa e pavimentação favorecendo o fluxo de pedestres e automóveis. A pintura nas cores azul e branco reforça a marca do Clube e na parte interna, o anel que separa a arquibancada social das cadeiras recebeu a inscrição com o nome dos estádio ao lado da logomarca da Killing.
As obras são legado dos investimentos liberados pelo Governo Federal para subsidiar melhorias estruturais relacionadas à Copa do Mundo de 2014, sediada no Brasil. O total aplicado no complexo Montanha dos Vinhedos é de R$ 2.095.540,00 (recursos públicos) e A iluminação, para jogos realizados à noite, também foi melhorada com a instalação de 16 refletores na parte superior da arquibancada.
Outro ponto forte que foi aperfeiçoado pela atual gestão é a iluminação. Foram instalados 16 refletores de alta potência na parte central da arquibancada. Além disto o Clube investiu na aquisição de placas solares, que diminuem o gasto energético abastecendo os vestiários do estádio.
Na parte interna houve melhorias com pintura cabeamento de energia e acabamentos nas cabines de imprensa e autoridades, tribunas e camarotes. Houve ainda adequação das arquibancadas às normas atuais do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI). O clube instalou corrimãos, guarda-corpos, novos assentos e outras adaptações necessárias para facilitar a acomodação as quase 13 mil pessoas comportadas pelo estádio. Também há espaço destinado tanto no lado social como da geral às pessoas com deficiência física.
A apresentação das melhorias foi acompanhada pelo craque dos anos 70, o meia atacante Neca, que depois jogou no Grêmio, Corinthians e seleção brasileira. Além dele o prefeito Guilherme Pasin, secretários municipais, vereadores, membros do Conselho, o presidente da Fundação do Clube, Elton Rinaldi e o patrono Lênio Zanesco.
Durante a visita, guiada pelo presidente Anderson Zanella, este mostrou local em que será instalada a sala do Presidente e a parede que receberá a galeria de fotos de ex-presidentes do Clube. Um aud
itório com capacidade para receber 50 pessoas e o campo suplementar ainda são melhorias por concluir, o que deve acontecer ainda este ano.
Também foi muito destacada geral ideia de cada vez mais integrar o Clube à comunidade. Além da sala de fisioterapia que já é utilizada para tratamentos indicados pelos serviço público de saúde. A inauguração de uma UBS sob a arquibancada que dá frente para a Avenida Alvi Azul é outra mostra da proximidade ente clube e municipalidade. Segundo o secretário de Saúde Diogo Siqueira, a população do bairro São João e a que mais utiliza os serviços da UBS Móvel quando esta vai ao bairro.
O entorno do estádio ainda deverá receber novas melhorias para que cada vez mais as pessoas possam usufruir do espaço. Neste caso, novamente há parceira com o setor privado, Quem for ao próximo jogo do time poderá ver que uma grande torre de telefonia foi instalada. A empresa atende a diversas telefônicas e em troca do espaço, além de aluguel ao Clube, se comprometeu em promover melhorias e ajardinamento do terreno
Crédito das fotos: Alessandro Manzoni/Exata