Uma reportagem publicada no Jornal Folha de São Paulo, falando sobre empresas centenárias no Brasil, revelou uma informação que causou surpresa aos moradores da Serra Gaúcha: Clóvis Tramontina irá se aposentar. A mudança no comando tem previsão para acontecer dentro de um ano, em 1º de maio de 2022, quando a empresa completa 111 anos.
O acordo entre as famílias acionistas (Tramontina e Scomazzon), define que a partir do próximo ano, cada família assumirá de forma alternada a presidência do grupo por três anos.
Aos 66 anos, o empresário que deu rosto à marca vai deixar o cargo em fase de crescimento nunca visto na história da Tramontina, que tem 9 mil funcionários e 10 fábricas no Brasil, além de exportar para 120 países. Neto de Valentin e Elisa Tramontina, fundadores da empresa, ocupa o cargo de presidente há quase 30 anos.
Ainda não está definido se ele segue no conselho de administração. À Folha, o empresário afirmou que “a pandemia mostrou que tudo tem limite”:
“Eu tenho um problema de saúde e chegou o momento de me aposentar. Será o início de um novo ciclo. Tanto os meus filhos como os dos meus sócios estão preparados”, explica Clóvis.