Mais uma cirurgia complexa começou a ser realizada no Hospital São Pedro de Garibaldi. Denominada Segmentectomia o procedimento é feito para a remoção de um dos segmentos pulmonares, ou seja, de apenas parte de um lobo. A segmentectomia é um procedimento mais complexo que visa poupar o maior volume de pulmão possível. A cirurgia foi realizada no sábado (21), em um paciente de Garibaldi.
A realização só foi possível pela instituição estar com a Unidade de Tratamento Intensivo habilitada. O paciente que recebeu a cirurgia é proveniente do Sistema Público de Saúde. Tradicionalmente realizada através de uma toracotomia, que envolve uma incisão na parede lateral do tórax, seguida do afastamento das costelas, a cirurgia do último sábado foi feita via videotoracoscópica, procedimento muito menos invasivo.
O procedimento contou com a participação dos médicos cirurgiões torácicos Dr. Daniel Ronchetti, Dr. Rafael Hann, anestesista Dra. Maria Célia Ritter; Técnica e Instrumentadora Josiana Oliveira; Técnicas de Enfermagem Rosane Delai e Elisangela Pereira e Enfermeira Raqueli Borsoi. A operação durou aproximadamente 90 minutos.