Conforme dados divulgados pelo Ministério da Educação em 2015, um em cada dez estudantes brasileiros é vítima de bullying. A palavra em inglês se refere a atos de intimidação e violência física e psicológica, que ocorre geralmente entre a infância e adolescência, em ambiente escolar.
De acordo com especialistas, os educadores e pais devem estar atentos ao comportamento dos jovens e manter abertos os canais de comunicação, para que a vítima possa externar o que sente e, assim, minimizar os efeitos da intimidação em seu futuro.
Para estimular o diálogo nas escolas, Garibaldi está desenvolvendo atividades de Justiça Restaurativa e Círculos de Paz nos educandários do município. Os processos circulares são realizados com alunos, professores, servidores e pais, conforme o conflito a ser resolvido.
Os participantes são dispostos em forma circular, onde é permitida a palavra somente quando recebem o objeto definido, que percorre o círculo de mão em mão. Assim, todos são ouvidos e têm oportunidade de falar, aprendendo a respeitar o tempo do outro.
Além disso, para fortalecer o elo entre família e escolas, os pais participam pelo terceiro ano consecutivo, de palestras com o objetivo de auxiliá-los na educação dos filhos. São abordados temas como afetividade, limites, amor, amizade, relacionamentos, prevenção à drogadição, entre outros.