Vinte e três grupos estão confirmados no 50º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis. Com o lema“Vivenciando culturas, tecendo memórias”, alusivo ao cinquentenário, o evento ocorre de 12 a 30 de julho, na Rua Coberta, Praça das Flores e outros espaços do município.
O lançamento do Festival, com anúncio dos grupos participantes e demais atrações, ocorreu na noite da sexta-feira (2), no Salão Tannenwald, no Parque Aldeia do Imigrante. “O aniversário de 50 anos do nosso Festival Internacional de Folclore será festejado com uma programação riquíssima, repleta de diversidade cultural, que é a principal característica deste evento. Manifestações culturais do Brasil e do mundo estarão representadas aqui, no Palco da Diversidade, e será uma honra para Nova Petrópolis receber a todos estes folcloristas”, afirma o prefeito Jorge Darlei Wolf.
A corte do Folclore Alemão, formada pela rainha Ângela Nicole Fuhr, as princesas Karol Michaelsen Fassbinder e Érica Bratz, conta que já estão ansiosa para recepcionar os turistas.
“São 19 dias de uma programação muito intensa que acontece no coração da cidade de Nova Petrópolis. Esse ano nosso festival completa botas de ouro de um trabalho diversificado em prol da cultura do município e da região. É uma honra muito grande carregar o título de soberanas”, conta rainha Ângela.
Além dos sete grupos internacionais, dez nacionais e seis regionais, o Festival contará com a participação de diversos conjuntos locais, entre grupos e companhias de danças, orquestras e outros. O espetáculo “50 anos de Emoção”
é uma das atrações já confirmadas para o evento. A programação é gratuita.
“Além das programações com os grupos folclóricos, a gente conta com diversas oficinas ao longo o evento como as panelas da diversidade, de gastronomia, as mãos da diversidade, de artesanato e os passos da diversidade, que funciona como um intercâmbio de passos do folclore”, destaca a princesa Karol Fassbinder.
O 50º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e da Prefeitura de Nova Petrópolis. O evento integra o calendário anual da IOV – Organização
Internacional de Folclore e Artes Populares e o calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Sul, além de contar com financiamento pelo Pró-Cultura RS, através da Lei de Incentivo à Cultura.
Os grupos que participam do Festival de Folclore
Grupos internacionais:
Estampas de México – México
Compañia Danza Colombia Internacional – Colômbia
Ballet Ucraniano Roksolana – Argentina
Grupo Folclórico Internacional Remembranzas – Paraguai
Ballet de Arte Folclorico Argentino – Argentina
Takina I Te Ahi – Chile
Firqat Al Arz – Argentina
Grupos nacionais
Grupo de Cultura Os Cariris – Paraíba
Grupo de Siriri Flor de Atalaia – Cuiabá
Grupo Pôr do Sol – Paraná
Açor Sul Catarinense – Santa Catarina
Grupo Parafolclórico Frutos da Terra – São Paulo
Grupo Sarandeiros – Minas Gerais
Fitas – Grupo de Tradições Folclóricas de Montes Claros – Minas Gerais
Parafolclórico Frutos do Pará – Pará
Índios Pataxós da Aldeia Coroa Vermelha – Bahia
Txai Cia de Danças Populares – Ceará
Grupos regionais
Rancho Folclórico e Etnográfico Alma Lusa – Ijuí
Grupo Endanz – Ijuí
Invernada Adulta CTG Vaqueanos da Tradição – Porto Alegre
Grupo Kadima – Porto Alegre
Conjunto de Folclore Internacional “Os Gaúchos” – Porto Alegre
Folclore Ucraniano Solovey – Canoas