Comportamento

Cinco empresas participam de licitação para o plano de mobilidade de Caxias do Sul

Cinco empresas participam de licitação para o plano de mobilidade de Caxias do Sul

Nesta terça-feira (22), a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade recebeu os envelopes da licitação, a qual contratará uma empresa para desenvolver o estudo do plano de mobilidade urbana de Caxias do Sul.

De acordo com o secretário Alfonso Willembring, houve a participação de cinco empresas, o que pra ele foi uma surpresa. Já que no ano de 2014, quando houve esse mesmo processo licitatório, nenhuma empresa participou.  Willembring participou de parte da entrega de documentações.

“Não tem ainda a definição, porque a quantidade de documentos é muito grande, o que a gente tem em definição é compareceram cinco empresas, isso por si só já representa um grande avanço, tendo em vista que a licitação anterior foi deserta. Inclusive, nós nos apoiamos muito naquilo para corrigir as falhas, se é que houveram, e tornar o edital melhor. Fique bastante satisfeito quando vi a presença de cinco partes interessadas. Só que a quantidade de documentos que eles devem apresentar é bastante grande, é uma licitação de um trabalho extenso e as garantias de qualificações técnicas são muitas, por isso, não acompanhei até o final e não sei como foi o resultado dessa primeira fase”.

O secretário explicou que as empresas farão a execução do plano de mobilidade para Caxias do Sul, ou seja, é o levantamento técnico de todo o município, toda a mobilidade de pessoas e veículos. Ele mostrará qual a maior necessidade de investimento em transporte coletivo, de investimento em estruturas físicas de transporte e de mobilidade. Ele resume que este extenso trabalho apresenta “uma radiografia do município com relação a capacidade de mobilidade”.

Agora os documentos entregues serão avaliados e uma empresa será escolhida. Ela terá um prazo para fazer esse estudo e depois aplicação deste. Todo o trabalho é acompanhado pela prefeitura.