Comportamento

Cidades gaúchas registram chuva de granizo na madrugada deste sábado

Granizo também atingiu Guarani das Missões (Foto: MetSul)
Granizo também atingiu Guarani das Missões (Foto: MetSul)

Temporais com granizo atingiram ao longo da sexta-feira (30) o Centro da Argentina, o Uruguai e diversas cidades gaúchas como Livramento, Santa Vitória do Palmar, Salto do Jacuí, Guarani das Missões, Butiá, São Pedro do Sul e Cerro Grande do Sul, dentre outras. As tempestades de granizo seguiram na madrugada desde sábado (31), afetando mais cidades da Metade Norte Gaúcha.

No município de Lagoão, na região Centro-Serra, a tempestade de granizo foi de grande intensidade. Confira um vídeo registrando o temporal de granizo na localidade:

Granizo de grande tamanho também atingiu o município de Panambi, no norte do RS, durante a madrugada deste sábado. As pedras de gelo eram maiores do que ovos e chegavam ao tamanho de bolas de tênis. Houve estragos na localidade com mais de mil residências e prédios atingidos pelo granizo.

Pedras assustaram moradores de Butiá (Foto: MetSul)
Granizo também atingiu Guarani das Missões (Foto: MetSul)
Pedras de granizo maiores que ovos em Panambi (Foto: MetSul Meteorologia)
(Foto: MetSul Meteorologia)

Conforme a MetSul Meteorologia, temporais localizados de granizo também podem atingir neste fim de semana os demais estados do Sul do Brasil. Em SC o risco é maior neste sábado. Já no Paraná a possibilidade de granizo é maior da tarde para a noite e durante o domingo. O fenômeno pode atingir também os estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo no começo da semana à medida que a frente fria se desloca para o norte e alcança as regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.

Ainda conforme a estação meteorológica, o final do inverno e a primavera caracterizam o período mais crítico para ocorrência de granizo no território gaúcho, que com o processo de resfriamento do oceano Pacífico acaba acentuando o risco das tempestades de granizo serem mais severas.