Cidades

Cidades do Rio Grande do Sul registram queda de granizo

Estado está sob alerta laranja do Instituto Nacional de Meteorologia(INMET), que vai até o fim do dia de hoje

Cidades do Rio Grande do Sul registram queda de granizo
Foto: Jarbas Lencina / Agora no RS

O Rio Grande do Sul foi mais uma vez atingido por uma forte onda de temporais nesta segunda-feira (16). O Estado está sob alerta laranja do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), que vai até o fim do dia de hoje.

Já neste início de manhã, foi registrado granizo em alguns pontos do RS. Um deles foi Picada Café, na Serra. Lá, o fenômeno não durou muito, mas foi o suficiente para deixar o solo repleto de pedras.

Já em São Borja, na Região Noroeste, o granizo foi mais intenso. O vídeo a seguir mostra o momento em que as pedras atingem a cidade. O registro é de Jarbas Lencina.

Segundo a Sema-RS (Secretaria Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul) ainda pode cair granizo nesta segunda-feira (16). Isso em função de um sistema de baixa pressão que age em conjunto com um fluxo de umidade vindo do norte. Somados, eles favorecem a atuação das instabilidades, afetando a Metade Oeste e Norte do Estado.

Na Campanha, Centro, Missões, Noroeste, Norte, Nordeste, Vales, Região Metropolitana e Litoral Norte, há, portanto, condições para temporais com trovoadas, eventual queda de granizo, rajadas intensas de vento e elevados acumulados, chegando aos 110 mm/dia em parte da Campanha, das Missões, do Centro, do Noroeste e do Norte.

Fonte: Agora no RS