Na noite desta terça-feira (03), uma forte chuva, acompanhada de granizo, atingiu o município de São Nicolau
na Região das Missões do Rio Grande do Sul. Segundo informações iniciais da Defesa Civil, cerca de 600 casas
foram afetadas pelo temporal. Diante do ocorrido e da falta de material, a Prefeitura está providenciando lonas na cidade vizinha de São Luiz Gonzaga. O Salão Paroquial da cidade também está disponível para quem ficou desabrigado.
Outro município também atingido pelo granizo no Estado foi o de Barros Cassal, na região Central. Com aulas suspensas nesta quarta-feira (04), a Defesa Civil está avaliando a situação a região. A grande precipitação de granizo atingiu mais de 200 famílias.
De acordo com a Metsul Meteorologia, temporais mais fortes ocorreram em cidades do Oeste, Noroeste, Centro e o Norte do estado gaúcho. A Metsul informa que o granizo que caiu em alguns municípios gaúcho variou de muito grande (4,5 cm a 7 cm) para gigante (maior que 7 cm), de acordo com escala do Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos. Um grande número de raios também foi registrado no Estado. A instabilidade deve permanecer ao longo desta quarta-feira.
Leia também: Instabilidade avança pelo RS com riscos de temporais
As chuvas atingem grande parte do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (04), com avanço de uma instabilidade oriunda do Oeste gaúcho. Nesta madrugada, houve temporal em cidades do Sul e a tendência é de acumulados altos durante o dia.
As marcas devem ser mais amenas, devido à atuação de uma frente fria que acompanha a instabilidade. As chuvas terão presença de raios e temporais isolados, com vento e granizo, especialmente na região Oeste do RS. A baixa pressão se afasta rapidamente para o oceano e o final da tarde pode apresentar melhorias, porém, o Norte e Nordeste gaúcho ainda apresentam instabilidade fraca no final do dia.