Não há previsão de reforço no efetivo da Brigada Militar na maioria das cidades da Serra Gaúcha nos próximos meses. Mesmo com a formação de cerca de mil militares em julho e mais de quinhentos soldados no início do próximo ano, apenas algumas cidades do Rio Grande do Sul serão beneficiadas com novos policiais.
A informação foi divulgada pelo subcomandante-geral da Corporação, coronel Mario Yukio Ikeda, durante evento que reuniu os oficiais comandantes de unidades da Brigada Militar de todo o estado. O Coronel explica que a prioridade é repor o efetivo nas cidades que atualmente contam com menos de cinco militares.
Durante o encontro que iniciou na tarde desta quarta-feira, dia 28, e se estende durante a quinta-feira, 29, os policiais também debateram os indicadores de criminalidade de cada município e trabalharam metas e gestão da parte operacional da Brigada Militar. O principal objetivo é alinhar os procedimentos adotados pelos oficiais às diretrizes do Comando-Geral da Instituição, especialmente no que se refere ao Programa Avante.