Uma atividade com horário e local diferente vai ocorrer neste domingo, dia 11, em Caxias do Sul. A partir das 20h, a Praça da Bandeira, no bairro São Pelegrino, será palco para o espetáculo “Cidade Proibida” e encontro cênico, onde a população caxiense poderá conferir apresentações de coletivos de artistas, música, circo, dança e teatro, tudo gratuito e a céu aberto.
O evento tem a promoção do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura e do Ministério da Cultura. Quem vem apresentar o espetáculo-intervenção é Cia. Rústica, um dos mais premiados grupos da cena gaúcha. O objetivo é conectar lugares “fora do eixo”, evitados pela população pela potencial ameaça de violência, além de colaborar na promoção da diversidade, do intercâmbio teatral e da necessária descentralização cultural de um país com uma produção artística, plural e potente.
O ESPETÁCULO
Com direção de Patrícia Fagundes, e inspirados em formas de convívio como saraus, serenatas, cabarés artísticos, piqueniques e ceias noturnas, o evento compõe uma estrutura de encontro cênico ao redor de uma longa plataforma, oportunizando um importante canal de reflexão e união dos moradores com espaços degradados ou abandonados. O elenco é composto por Ander Belotto, Camila Falcão, Di Nardi, Gabriela Chultz, Heinz Limaverde, Laura Backes, Lisandro Bellotto, Mirna Spritzer, Priscilla Colombi, Roberta Alfaya, Rodrigo Shalako e Suzi Weber.
Em 2005, o espetáculo venceu o Prêmio Braskem de Melhor Espetáculo, no 22º Porto Alegre em Cena. Cada apresentação tem aproximadamente 70 minutos e terá tradução simultânea em libras.
A CIA. RÚSTICA
Criada em 2003, em Porto Alegre, a Cia. Rústica articula um espaço de trabalho entre artistas plurais, desenvolvendo vários projetos que reúnem montagem, investigação, ação pedagógica e social. O grupo busca uma linguagem contemporânea e popular baseada na cumplicidade entre atores e espectadores, que evoca o lúdico, o corpóreo, o humor e o risco na criação artística.
OFICINAS
Antes do evento, haverá um encontro com os grupos no sábado, dia 10, às 19h30min, no Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho (Rua Luís Antunes, 312 – Panazzolo). Na segunda-feira, outro encontro, das 9h às 13h, no Teatro Municipal de Cultura Dr. Pedro Parenti (Rua Dr. Montaury, 1333), vai promover a oficina “Conexões Urbanas”. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo e-mail [email protected]. Também é possível fazer a inscrição a partir de uma hora antes do início da oficina no próprio local.