Previsão do Tempo

Ciclone entre Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul traz ventania e estragos

Rajadas mais fortes associadas ao ciclone extratropical ocorreram na Argentina com danos na costa de Buenos Aires

(Imagem: Zoom Earth)
(Imagem: Zoom Earth)

As imagens de satélite mostram um grande ciclone atuando nesta quinta-feira (9) entre o Rio Grande do Sul, a Argentina e o Uruguai. Apesar da nebulosidade do sistema cobrir uma extensa área, o centro do sistema de baixa pressão está localizado na região do Rio da Prata, entre a província de Buenos Aires e o Uruguai.

Em Buenos Aires, no começo desta tarde já contava com  céu encoberto, garoa, temperatura de 14ºC e vento que não chegava a 20 km/h. A capital argentina, com este ciclone, já passava de 115 mm acumulados de chuva neste mês de setembro até o final da quarta-feira, a primeira vez no ano em que a cidade de Buenos Aires supera a média mensal.

Já no Uruguai, haviam muitas nuvens, vento calmo a fraco e temperatura de 15ºC na região de Montevidéu. Em Laguna del Sauce, em Maldonado, departamento que costuma ter o vento mais forte quando há ciclone no Prata, o vento era fraco com muitas nuvens e período de chuva no aeroporto que serve Punta del Este.

A espiral de nuvens sobre o Centro da Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul é o que mais chama a atenção nas imagens de satélite da América do Sul nesta quinta-feira. A frente fria associada ao ciclone se estende por parte do Centro-Oeste do Brasil, atua no Paraná e chega já a pontos do estado de São Paulo.

O sol aparece com nuvens neste momento no Rio Grande do Sul com períodos de maior nebulosidade em algumas regiões, particularmente no Oeste e no Sul.

Árvore derrubada pelo vento em Pelotas (Foto: Jornal do Laranjal/Divulgação)