Comportamento

'Ciclone bomba' causa estragos e deixa cerca de 2 milhões de clientes sem luz no RS e em SC

Fortes temporais na terça-feira provocaram a morte de seis pessoas nos dois estados

Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação
Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação

Uma onda de tempestades associada à formação de um ciclone bomba atingiu a região sul do Brasil nesta terça-feira (30), causando estragos e deixando ao menos seis mortos, cinco em SC e um no RS. O vento foi a principal causa dos danos. Em alguns municípios de SC, foram registradas velocidades de 133,8 km/h, já no RS, o vento chegou a 101,8 km/h em Lagoa Vermelha.

Durante os temporais desta terça-feira, árvores foram derrubadas, casas destelhadas e foram registrados deslizamentos e tombamento de veículos.

Apenas no RS, cerca de 895 mil clientes estão sem energia elétrica, sendo 310 mil no Litoral Norte e 303 mil na Região Metropolitana. Em SC, o número é um pouco maior, passando dos 1,1 milhão de consumidores sem luz.

Em Nova Prata, na Serra Gaúcha, um homem de 53 anos morreu após ser soterrado em um deslizamento provocado pela chuva. Vanderlei de Oliveira trabalhava em uma obra no momento do acidente. Outras cinco pessoas morreram em SC, entre elas uma idosa que foi atingida por uma árvore, no município de Chapecó, e um homem que foi atingido pela fiação elétrica de um poste, em Santo Amaro da Imperatriz.

>> Leia mais

Trabalhador da construção civil morre soterrado após deslizamento de terra em Nova Prata

Casas atingidas, ruas alagadas e estradas bloqueadas: os estragos da chuva em Farroupilha

Temporal bloqueia trechos da ERS-153 no Norte do Estado

A Defesa Civil ainda divulgou que outras três pessoas ficaram feridas durante o conserto de residências que foram destelhadas. No município de Iraí, na Região Norte, cerca de 300 casas foram danificadas.

Árvores bloquearam a BR-153, na saída para o município de Três Arroios. O trecho ficou cerca de duas horas totalmente bloqueado. Na ERS-153, entre Erechim e Getúlio Vargas, a rodovia também ficou interrompida devido a árvores na pista. Na Serra, trechos da BR-116, entre Vacaria e Campestre da Serra também foram bloqueados.

Em São Sebastião do Caí, o Serviço Geológico do Brasil lançou um alerta para a possível cheia do Rio Caí, que pode provocar inundação no município. Cerca de 16 famílias precisaram ser retiradas de suas casas devido ao alerta.

Portos fechados

No RS, a Superintendência dos Portos suspendeu as atividades de todos os segmentos entre as 22h de terça e as 10h de quarta-feira (1º), devido à previsão de ventos de 120 km/h. Segundo o órgão, ficam interrompidas as operações ligadas ao Porto do Rio Grande, Porto Novo, terminais localizados no Superporto, Agências Marítimas, Estação de Praticagem, Capitania dos Portos, OGMO (Órgão Gestor de Mão de Obra) e demais segmentos ligados à atividade marítima-portuária nessa área.

Confira o compilado de vídeos compartilhados por moradores das regiões afetadas:

Fotos e vídeos: divulgação/redes sociais