Com o objetivo de ampliar a capacidade de atendimento à crescente demanda por qualificação profissional, a CIC deu mais um passo para a expansão do Centro de Formação Profissional Senai do município. A iniciativa foi formalizada na reunião da diretoria eletiva da entidade, realizada na noite de quinta-feira, 9 de outubro, quando foi aprovado o ofício que será encaminhado à Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), solicitando investimentos para a construção de um novo espaço.
De acordo com o presidente da CIC, Carlos Bianchi, a entidade juntamente com o Poder Público Municipal e o Conselho Consultivo Integrado Sesi/Senai, está mobilizando lideranças empresariais de diversos setores para viabilizar o projeto.
“Este é um movimento que nasce da necessidade real do setor produtivo. A estrutura atual do Senai já não comporta o número de alunos interessados e muitas empresas estão cedendo seus próprios espaços para garantir a formação de jovens e profissionais. Garibaldi precisa e merece um centro de formação mais amplo e moderno, à altura de sua vocação industrial”, destacou.
O documento reforça que o investimento permitirá não apenas a ampliação da infraestrutura do Senai, mas também a retomada dos serviços do Sesi no município e a implantação do IEL, ampliando a presença do Sistema Fiergs na microrregião, garantindo a promoção da educação profissional, inclusão social e preparação de jovens e adultos para o mercado de trabalho.
Segundo Bianchi, a ampliação do Senai de Garibaldi representa um investimento direto no futuro da indústria local e na formação de mão de obra qualificada para sustentar o crescimento econômico da região.
“Acreditamos que, com o apoio da Fiergs, poderemos transformar esse projeto em uma referência para toda a Serra Gaúcha. O desenvolvimento passa necessariamente pela educação e pela formação de pessoas”, concluiu o presidente.