Comportamento

CIC de Garibaldi celebra 100 anos com solenidade e lançamento de livro

As comemorações seguem neste sábado (27), com a realização de um almoço festivo na Associação dos Motoristas de Garibaldi

(Foto: Bruno Milan/ Divulgação CIC)
(Foto: Bruno Milan/ Divulgação CIC)

A Câmara de Indústria e Comércio (CIC Garibaldi) chegou aos 100 anos de existência nesta sexta-feira (26). A celebração remete ao surgimento da primeira associação de classe no município, em 26 de abril de 1924, então denominada Associação Comercial.

E para marcar a data, a entidade recebeu integrantes da atual diretoria, ex-presidentes, associados, autoridades, lideranças locais e regionais, além de empreendedores e comunidade para apresentar o livro “Um centenário de conquistas, muitas histórias e um legado”, que retrata sua trajetória.

“Este livro, além de contar a bela história da CIC e das entidades que a precederam, representa a mais do que justa homenagem aos empresários garibaldenses que, baseados no espírito do associativismo, fomentaram o desenvolvimento de nosso município por meio da atividade empresarial, nunca esquecendo a participação ativa na solução de demandas da comunidade”, destacou o presidente Carlos Bianchi.

A obra, escrita pelo jornalista Cassius André Fanti, oferece uma visão abrangente e detalhada dos cem anos de atuação da entidade, destacando suas conquistas, desafios e contribuições para o desenvolvimento econômico e social de Garibaldi e região.

“Eu sou parte de uma equipe. E aqui faço uma homenagem a cada associado da CIC, integrante das diretorias, empreendedores e colegas de trabalho. Esta obra é resultado do trabalho de um grupo enorme de pessoas ao longo de décadas. Por isso, além de oferecer uma visão da história da entidade, este livro também busca ser uma fonte de inspiração para empreendedores e líderes empresariais”, enfatizou Fanti.

Ele lembra que a base deste trabalho iniciou com a produção de um livro sobre os 85 anos da CIC, em 2009, tendo como autor o ex-prefeito e colega de trabalho, Vandenir Antônio Miotti, falecido em setembro de 2022. “Tenho certeza de que ele estaria orgulhoso de ver o resultado do trabalho que apresentamos hoje”.

A publicação teve financiamento da Lei de Incentivo a Cultura, com patrocínio de Tramontina, Nutrire, Cooperativa Agrícola Cairú, Modelo Vidros, Águia Inox, Madem, Ponto Nero, Tibre e Unimed. A edição foi feita pela Editora da Universidade de Caxias do Sul (Educs).

Ainda durante a cerimônia foi prestada uma homenagem ao diretor executivo da CIC, Luiz Carrer, que desde 2001 lidera a equipe de trabalho e esteve à frente de importantes projetos e ações que foram conduzidas por diversas diretorias.

O prefeito, Sérgio Chesini, o deputado estadual, Guilherme Pasin, a presidente da Câmara de Vereadores, Cíntia Chesini, e o juiz de Direito da Comarca, Antonio Luiz Pereira Rosa, foram algumas das autoridades que prestigiaram a solenidade.

“Desenvolvemos inúmeras iniciativas em conjunto com o setor empresarial. A CIC é nossa parceira em muitas ações e que essa essência empreendedora seja cada vez mais forte”, salientou o prefeito, que entregou uma placa ao presidente da CIC como forma de homenagear a entidade e seus associados.

Confira a live de transmissão da cerimônia.

(Foto: Bruno Milan)
(Foto: Bruno Milan)
(Foto: Bruno Milan)
(Foto: Bruno Milan)
(Foto: Bruno Milan)
(Foto: Bruno Milan)
(Foto: Bruno Milan)
(Foto: Bruno Milan)

As comemorações seguem no sábado (27), com a realização de almoço festivo. A programação, exclusiva para associados, inicia a partir das 9h30min, na sede da AMG. Estão previstas quatro ilhas de churrasqueiras, cada uma com um tipo de assado, com carne de gado, suíno, frango e cordeiro, sob a coordenação dos vice-presidentes da CIC: Gerson Luiz Simonaggio, Pedro Carrer, Tiago Furlanetto e César Ongaratto. Além do almoço, também acontecem shows com Rock de Galpão, Banda Contragolpe, Destilaria Corleone, Tiago Basso e Marieli Oliveira.