Cultura

Cia Teatral Acto de Garibaldi comemora 10 anos de sucesso com programação especial e gratuita 

A primeira atração “Conta um Faz de Conta” será apresentada no próximo domingo, dia 11, às 16h, no Espaço Coletivo das Artes 

(Foto: Saulo Reis)
(Foto: Saulo Reis)

A Cia Teatral Acto, sediada em Garibaldi, na Serra Gaúcha, está se preparando para celebrar uma década de pura arte e transformação. A companhia, conhecida por encantar o público com suas performances teatrais, comemorará seu aniversário de 10 anos com uma programação especial e totalmente gratuita. As apresentações terão início no próximo domingo, dia 11 de junho, e se estenderão até o mês de setembro, com atrações marcadas para os dias 16/07, 06/08 e 06/09, no Espaço Coletivo das Artes (ECOA).

Fundada em setembro de 2013, a companhia surgiu a partir da demanda da comunidade local em busca de um grupo que pudesse estudar e praticar a arte cênica. Sob a direção da talentosa atriz e diretora Manuela Guerra, o grupo tornou-se uma referência no cenário teatral da região.

Ao longo desses 10 anos, a Cia Acto encantou milhares de pessoas com suas diversas peças teatrais, que variaram desde espetáculos cênico-musicais até performances e contação de histórias. Com um repertório artístico diversificado, o grupo já se apresentou para um grande público em toda a região da Serra Gaúcha, levando alegria, reflexão e emoção aos espectadores.

Além das apresentações, a Cia também se dedica à formação artística, participando de oficinas nas áreas de teatro, palhaçaria, canto, dança, mimo corporal, teatro físico, bufonaria e improvisação. Essas atividades têm contribuído para o desenvolvimento do grupo e para a disseminação da arte teatral na comunidade.

Manuela Guerra, fundadora e diretora da Cia Acto, expressa sua gratidão ao celebrar essa década de existência do grupo: “Fazer arte requer muita dedicação e são 10 anos de envolvimento, amor pela arte, companheirismo e vontade de fazer algo bonito e transformador. A Cia Acto foi formada por pessoas diversas, com experiências e expectativas distintas, sempre buscando abraçar a todos, pois acreditamos que fazer arte é mais sobre relações e como tocamos as pessoas e transformamos o mundo, começando por nós mesmos. A medida do nosso sucesso está no que construímos juntos, nas peças e trabalhos, mas especialmente na ideia de acolhimento e afeto através da arte e nas transformações que ocorrem em cada um de nós”, explica.

O elenco é composto pelos artistas Alexandre Lazzari, Cristiane Ferreira, Édipo de Almeida, Eduarda Grassi, Eduardo Parisotto, Felipe Dalbosco, Taís Rossi, Tamara Padilha e Sabrina Fragoso. Conforme Manu, uma equipe comprometida e apaixonada pela arte.

“A Cia Acto é composta por uma equipe incrível de artistas comprometidos. Somos uma família que compartilha o amor pela arte e pela transformação que ela pode trazer. Cada um dos integrantes contribui com suas habilidades e paixão, tornando cada apresentação especial. Ter no elenco hoje o Axi, a Taís e a Sabrina, que estão no grupo desde o começo, a Tamara que assistia nossas peças e tinha o sonho de fazer parte, a Cris, o Edu e o Edi, que vêm de outras cidades para estarem conosco, o Feli que já chegou para trabalhar e recentemente a Duda, que foi nossa aluna da primeira montagem de teatro infantil e hoje divide os palcos conosco, é o nosso sucesso. Transformar um pouquinho a vida dessas e tantas outras pessoas que passaram por aqui e fazem parte da nossa história são nossos principais feitos em 10 anos de Cia Acto. Tivemos e temos muitos desafios, dos mais variados. Trabalho em grupo não é fácil, fazer arte não é fácil, ser um grupo de teatro não é fácil, mas somos resistência, somos afeto e somos arte”, acrescenta.

A programação comemorativa dos 10 anos da Cia Teatral Acto promete envolver o público com uma variedade de espetáculos e performances. Entre as atrações, destacam-se “Conta um Faz de Conta”, uma série de contações de histórias e apresentações, marcada para o dia 11 de junho às 16h, e os espetáculos “As aventuras de Dara e Pinguinho” em 16 de julho às 16h e “As verdades desse Menino Pinóquio” em 06 de agosto às 16h. O Sarau de 10 anos encerrará a programação no dia 06 de setembro, às 20h, com performances, exposições, monólogos, danças e música.

O projeto é financiado pelo chamamento público nº 003/2023 da Prefeitura Municipal de Garibaldi, através da Associação Cultural Allegro.

PROGRAMAÇÃO

DIA 11 DE JUNHO, DOMINGO – 16H
-Mostra de teatro com alunos do ECOA, com a direção da professora Sabrina Fragoso
-“Conta um Faz de Conta” – Contações de Histórias e Apresentações:

A Cigarra e a Formiga
Elenco: Sabrina Fragoso, Édipo de Almeida e Taís Rossi

O Flautista de Hamelin:
Elenco: Tamara Padilha, Eduardo Parisotto e Felipe Dalbosco

Chapéuzinho Amarelo
Elenco: Sabrina Fragoso, Édipo de Almeida e Taís Rossi

Apresentação: Cristiane Ferreira
Técnica: Manuela Guerra e Eduarda Grassi
Palco: Alexandre Lazzari

 

DIA 16 DE JULHO, DOMINGO – 16H
– “As aventuras de Dara e Pinguinho” – 16.07 – 16h
Elenco: Alexandre Lazzari, Felipe Dalbosco, Sabrina Fragoso, Édipo de Almeida e Taís Rossi
Apresentação: Cristiane Ferreira
Técnica: Manuela Guerra

DIA 06 DE AGOSTO, DOMINGO – 16H
– “As verdades desse Menino Pinóquio”
Elenco: Alexandre Lazzari, Felipe Dalbosco, Sabrina Fragoso, Édipo de Almeida, Taís Rossi, Tamara Padilha, Cristiane Ferreira e Eduardo Parisotto
Músicos: Lucas Saleri e Giovane Albarello
Técnica: Manuela Guerra e Eduarda Grassi

DIA 06 DE SETEMBRO, QUARTA-FEIRA – 20H
– Sarau 10 anos da Cia Acto

Serviço

O quê: Programação comemorativa de 10 anos da Cia Teatral Acto de Garibaldi

Quando: dia 11 de junho, às 16h; dia 16 de julho, às 16h; dia 06 de agosto, às 16h, e dia 06 de setembro, às 20h.

Onde: Espaço Coletivo das Artes – ECOA (Rua Buarque de Macedo, 3384, no centro de Garibaldi)
Quanto: Entrada franca