
O Rio Grande do Sul deve ter chuva intensa com risco de alagamentos e de temporais com granizo, muitos raios e vendavais entre a madrugada e a manhã deste sábado (18). Uma linha de instabilidade gerada pela aproximação de uma frente fria no Litoral Sul é o principal causador das chuvas. No decorrer do sábado, as nuvens diminuem e o sol aparece no Oeste e no Sul. O tempo pode abrir à tarde em pontos também da faixa central do estado. Aquece mais no Oeste e no Sul, onde o sol retorna antes. No fim do dia, refresca em muitas áreas do estado.
Mais cidades devem sofrer transtornos por forte instabilidade na região, castigada nos últimos dias por chuva volumosa e tempestades. Nesta sexta-feira, 17, houve temporais com queda de granizo em pontos da Metade Norte gaúcha, como em Joia. Somente nos últimos três dias, a chuva somou 173 mm em Erechim e 144 mm em Vacaria. Nos últimos sete dias, Porto Alegre teve mais de 150 mm e várias cidades da Metade Norte passaram dos 200 mm.
Na Serra Gaúcha o clima permanece instável, com marca máxima de 20 °C e mínima de 13 °C. Porto Alegre tem temperaturas entre 16 °C e 23 °C.