A chuva que caiu torrencialmente na Serra Gaúcha durante o final de semana ultrapassou a média histórica registrada na região. Em Bento Gonçalves, o volume chegou aos 168mm entre as 6h da sexta-feira, dia 26, e as 6h da manhã desta segunda-feira, dia 29, conforme a estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no município. O volume é 58,5% maior que a média histórica do mês de maio, que é de 106 mm, conforme o Inmet. Em Caxias, choveu 144mm no período, 18% a mais que a média histórica do mês, que é de 122mm.
A Defesa Civil informou que atendeu a 40 chamados durante o final de semana em Bento, mas que a situação está normalizada. Houve prejuízos com os alagamentos em bairros como Zatt, Vila Nova e Eucaliptos, mas nenhuma família ficou desabrigada.
Mesmo assim, a situação de alerta será mantida até pelo menos esta quarta-feira, que é até quando a meteorologia prevê a seuqência das chuvas.
Em todo estado, até o momento, são 52 cidades afetadas, com 67 famílias desabrigadas e 146 desalojadas. Sete cidades já decretaram emergência
Qualquer informação ou pedido de auxilio podem ser encaminhados pelo telefone 199.