Comportamento

Chuvas devem aumentar no Rio Grande do Sul nos próximos três meses

Chuvas devem aumentar no Rio Grande do Sul nos próximos três meses

 

O índice de chuvas deverá aumentar durante os próximos três meses do ano em todo Rio Grande do Sul, o alerta é do subchefe da Defesa Civil, tenente-coronel Jarbas Ávila, que citou o prognóstico climático entregue pela Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável que prevê um crescimento tanto no volume das chuvas como nas temperaturas.

Chuva deve aumentar no Estado durante junho, julho e agosto. Foto: Ricardo Augusto de Souza

Desde o início das chuvas na semana passada foram identificados danos em 60 cidades, com 516 famílias desalojadas (2.167 pessoas) e 104 unidades familiares desabrigadas (452 pessoas). Um dos locais atingidos foi São Sebastião do Caí, onde a defesa civil foi obrigada a retirar pessoas de suas residências por precaução em virtude do aumento do nível do Rio Caí. Ávila ressaltou que é preciso preparação constante dos municípios para lidar com fenômenos climáticos.

“A orientação que passamos é que cada dólar que se gasta na prevenção, são cinco dólares a menos que se gasta no socorro. Ou seja, é preciso que as cidades se preparem e estejam com seus planos de contingência prontos para qualquer emergência”, destacou

Até o momento, 28 municípios decretaram situação de emergência: Tiradentes do Sul, Campo Novo, Três Passos, Coronel Bicaco, Tenente Portela, Panambi, Cristal, Sertão, São Jerônimo, Tunas, São José das Missões, Itaqui, Casca, São Borja, Pedras Altas, Boqueirão do Leão, Dom Pedrito, Barros Cassal, Vila Lângaro, Barão de Cotegipe, Três Arroios, Ponte Preta, Miraguaí, Irai, Cristal do Sul, Uruguaiana, Boa Vista das Missões e Paim Filho.