Bento Gonçalves

Chuvas causam transtornos em ruas de Bento Gonçalves

Chuvas causam transtornos em ruas de Bento Gonçalves

As fortes chuvas que caíram em Bento Gonçalves desde o último domingo, dia 21, causaram alguns danos em estradas do interior e no perímetro urbano. No interior algumas vias que haviam sido recuperadas durante a Operação Vindima, para o escoamento da safra da uva, foram prejudicadas pela enxurrada. Na zona urbana, em pelo menos dois locais houve registro de danos. O primeiro foi na rua Fiorelo Bertuol, no bairro Borgo, na tarde de domingo onde a tubulação não conseguiu dar conta do volume de água, rompendo o asfalto e parte da calçada.

Imediatamente, o Departamento Municipal de Trânsito (DMT) isolou a área e a Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas compareceu ao local para avaliar o estrago e iniciar o conserto. Ao abrir a vala, foi constatada a ligação de forma indevida de uma canalização particular, o que pode ter causado o dano.

A previsão é de que o reparo ocorra com a maior brevidade possível, uma vez que está prejudicando a única entrada e saída de veículos de um prédio.

Já na tarde de segunda-feira, dia 22, um muro de contenção localizado à rua Aurélio Peruffo, no bairro Vila Nova, acabou cedendo com o grande volume de chuva, causando estragos na via e num veículo, estacionado ao lado.

Ao chegarem no local, as equipes da prefeitura constataram que o proprietário havia recebido um Auto de Infração por parte dos fiscais do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB), expedido em 10 de janeiro, baseado em Auto de Constatação da Defesa Civil, que alegou o risco de queda.

Servidores da Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas haviam escorado o mesmo, porém, o proprietário do imóvel removeu as escoras, alegando não conseguir ingressar no terreno com o veículo.

A via está totalmente interditada para tráfego, a não ser para a entrada e a saída dos moradores da quadra afetada. A alternativa para ingresso de veículos leves em direção aos bairros Vila Nova II e Vila Nova III é pela rua Arlindo Menegotto. Por esta via não é permitido o ingresso de veículos pesados, como caminhões e ônibus. Os usuários doo transporte coletivo urbano deverão se deslocar até a rua Carlos Dreher Neto para fazer uso do mesmo.

Diante dos fatos ocorridos, a prefeitura de Bento Gonçalves alerta aos cidadãos para os riscos diante do desrespeito às notificações e vistorias da fiscalização. “Nosso objetivo é sempre auxiliar, prevenir, alertar e dar suporte para que o pior não ocorra. Porém, nem sempre as recomendações e providências são cumpridas e, quando o fato acontece, a responsabilidade pelos danos acaba recaindo sobre o poder público e para toda a coletividade”, enfatiza o secretário Municipal de Obras, Jairo Alberici.