A situação da barragem do Buratti, em Farroupilha, melhorou com as chuvas que caíram na região no último mês. Conforme o gerente da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) na cidade, Elton Luiz Ernzen, a situação é de certa tranquilidade. Ele alega que o sistema tem se recuperado desde o começo de setembro.
Apesar disso, ele diz que a barragem ainda não opera com 100% de sua capacidade, faltando cerca de 40 centímetros para isso. Isso se deve as chuvas constantes que tem recuperado as nascentes, fontes e encharcado o solo da barragem.
Ernzen diz que Farroupilha não corre o risco de ter racionamento de água neste verão.
“Com certeza. Temos uma situação bem diferente ao ano de 2019 e de 2020. Nos dois anos, neste período de setembro, estávamos com uma perda significativa no volume. Já em 2021, estamos com uma situação inversa, com o sistema em recuperação. Então podemos ter a tranquilidade de afirmar que não teremos qualquer problema neste verão de 2021 e 2022”, disse.
O gerente ainda disse que boa parte dessa recuperação se deve a obras feitas pela Corsan junto à barragem, como a instalação de uma bomba de recalque para captação de água da parte mais distante da barragem, o que deve garantir o abastecimento de cerca de 80% de Farroupilha.
Ela ressalta porém que a companhia segue com as orientações para um bom consumo da água.