Comportamento

Chuva não é o bastante e barragem do Burati em Farroupilha segue em estado crítico

Foto: Otávio Pfeifer Forest/Divulgação
Foto: Otávio Pfeifer Forest/Divulgação

A chuva que caiu em Farroupilha na última semana não foi o bastante para recuperar o nível da barragem do Burati que segue em estado crítico. O gerente da Corsan em Farroupilha, Elton Luiz Ernzen comentou que a chuva foi de cerca de 55 mm nos últimos dias. Para ele, o ideal seria uma chuva na casa dos 300 mm de água.

A chuva é de extrema importância para a barragem em Farroupilha já que ela é o único meio de que a água chegue ao local, visto que a barragem não possuí um córrego ou um rio que desague nela.

Nesta semana, começou a montagem de uma nova adutora no local, que, aliada a bomba de recalque instalada nos últimos dias, vai ajudar a puxar água do nível mais baixo. Ernzen disse que a obra deve ser finalizada até o final do mês de maio.

“A ideia é fazer uma adução para aproveitar os extremos que não conseguimos captar no sistema tradicional. A ideia é conclui até o final do mês, caso não ocorra nenhum problema. A expectativa é terminar antes e isso vai depender de alguns fatores como rochas e demais percalços que podem aparecer”, disse.

O gerente também destacou que a população precisa contribuir para um consumo consciente da água. É necessário que se evite o desperdício nos próximos dias. A utilização da água deve ser pensada com responsabilidade visando o consumo humano. A Corsan diz que segue monitorando, semana após semana, a situação da barragem para que se evite o risco de racionamento de água.