A chuva que começou nesta madrugada de segunda-feira (18) e continuaram até o início da tarde deixaram 40 famílias que moram na área entorno do Pontal da Barra, em Pelotas, ilhadas. A estrada entre a praia do Laranjal e a localidade está interditada, com água empoçada que chega à altura de 15 centímetros, de acordo com o coordenador da Defesa Civil municipal, Fernando Bizarro.
“Um caminhão do Exército levou cestas básicas, água potável, cobertores e capas de chuva para lá, mas chegando a uns 600 metros da entrada, o pessoal teve que levar os itens a pé, pois o veículo não passou”, conta Bizarro. Policiais da Patrulha Ambiental (PATRAM) foram de barco até o local e tentaram convencer as famílias a deixarem suas casas, mas não obtiveram sucesso.
Já na Colônia Z3, trabalhadores da Assistência Social removeram seis famílias neste domingo (17). Elas foram encaminhadas para o Salão da Igreja. Os bombeiros auxiliaram o barco no resgate. “Eles também estão ajudando na região das Doquinhas, onde levamos material de limpeza, alimentos e água. Três casas foram alagadas na localidade e os moradores foram para residências de vizinhos”, observa Bizarro.
O coordenador conta que nesta segunda-feira (18) agentes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) devem ir até o Pontal da Barra e a Colônia Z3 auxiliar as pessoas. A prefeitura enfatiza que os efetivos seguem monitorando a situação em tempo real e dispõe de equipamentos necessários para possíveis retiradas e resgates de moradores.
No final da manhã desta segunda-feira (18), a prefeitura e a 26ª Região Tradicionalista anunciaram o cancelamento dos desfiles em homenagem à Revolução Farroupilha, que ocorreriam na manhã desta quarta-feira (20), devido à previsão de 75 milímetros de precipitação em Pelotas nas próximas 48 horas, sendo 20 milímetros na quarta-feira.
Fonte: Correio do Povo