Bento Gonçalves

Cheia do Rio das Antas: 115 casas foram levadas pela enxurrada em Bento Gonçalves

Situação de Emergência foi decretada na cidade

(Foto: Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves)
(Foto: Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves)

Nesta quarta-feira (06), a Prefeitura de Bento Gonçalves seguiu com os trabalhos para auxiliar as famílias atingidas pela cheia do Rio das Antas. Foi publicado no Diário Oficial, nesta terça-feira (05), o Decreto n.º 12.041/2023, que oficializa a Situação de Emergência devido à cheia.

Foi desobstruído o acesso à estrada Imaculada Conceição e iniciada a limpeza no local com recolhimento de árvores, galhos, limpeza da via e auxílio para retirada de materiais das casas. Com o volume de água diminuindo, foi possível iniciar a avaliação da ponte de acesso ao Município de Cotiporã, que está com as cabeceiras danificadas. Somente após o nível do Rio baixar será possível avaliar o restante da estrutura.

O trânsito segue interrompido no acesso à Santa Barbara, pois parte da ponte foi levada pela água.

Em Tuiuty a estrada sentido Passo Velho foi liberada e as equipes seguem para o trabalho na Linha Buratti.

De acordo com relatório da Secretaria de Segurança (Semseg), Defesa Civil e Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB): 115 casas foram levadas pela enxurrada e 200 foram danificadas e precisam reparos (dados preliminares e sendo atualizados).

Dados da Emater constam que na agricultura foram atingidos 26 hectares, com perda de 226,6 toneladas (uva, laranja, bergamota, milho, outras frutas).

O Ginásio da Linha Alcântara segue como ponto de apoio para refeições de quem necessita e distribuição dos donativos arrecadados. O Exército também auxilia no atendimento as famílias.

(Foto: Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves)