Últimas notícias

Chegada do Papai Noel marca os 50 dias de acampamento na frente ao quartel em Caxias do Sul

Durante os 50 dias foram organizadas várias motociatas, tratoraços e manifestações de caminhoneiros também reforçaram o movimento

Foto: Especial Leouve
Foto: Especial Leouve

Neste domingo (18), completa a marca de 50 dias que um grupo de caxienses está acampado em frente ao 3º Grupo de Artilharia Antiaérea (3º GAAAe). O acampamento, que foi montado ainda no dia 30 de outubro, após a derrota de Bolsonaro para Lula nas eleições, segue ainda recebendo um bom número de pessoas a cada movimento organizado para as manifestações.

 

Foto: Especial Leouve

Enquanto a grande maioria das pessoas estavam ligadas no final da Copa do Mundo entre França e Argentna, durante o início da tarde deste domingo, cerca de mil pessoas, que não estavam nem aí para a decisão do mundial, se reuniram novamente na Av. Rio Branco para dar sequência aos ritos, quase que religioso de saudação e pedido de socorro às Forças Armadas.

Durante cerca de duas horas os manifestantes cantaram o Hino Nacional e entoaram gritos de guerra que já ficaram conhecidos nas redes sociais. Em alguns momentos as pessoas se ajoelharam e rezaram o “Pai Nosso”. Até um Papai Noel, vestido com as cores verde e branco passou pelo local jogando balas para as crianças presentes no ato.

Primeira manifestação

A primeira grande manifestação pós eleição ocorreu no último dia 02 de novembro, no feriado de Dia de Finados, quando milhares de pessoas se concentraram em frente ao 3º Grupamento de Artilharia Antiaéra.
Pessoas de diversas idades estiveram presentes. Muitos levaram cadeiras, chimarrão e outras coisas para passar o dia. Alguns fizeram churrasco na hora do almoço. Os organizadores disponibilizaram banheiros químicos.

Entre gritos de “intervenção federal” e protestos contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), algumas caixas de som reproduziam o hino nacional e do Rio Grande do Sul, entre outras músicas.

Caminhoneiros

No dia 07 de novembro, os caminhoneiros da região se deslocaram até o Quartel do Exército de Caxias do Sul (3º Grupo de Artilharia Antiaérea) para mais um dia de manifestação em virtude do resultado das últimas eleições.

Os veículos saíram na entrada do bairro Forqueta, na ERS-122, e deslocaram até o quartel, onde chegaram às 14h20min. No local, demais manifestantes os aguardavam com bandeiras e cartazes.

Durante uma hora aproximadamente, o barulho de buzinas foi intenso no local, com grande fluxo de pessoas. Algumas motociatas e tratoraços também foram organizados durante esses 50 dias de manifestação.

Proclamação da República
No dia da Proclamação da República, celebrado no dia 15 de Novembro, os manifestantes também protestaram contra o resultado das eleições de 2022 e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na ocasião milhares de pessoas foram até a frente do quartel para mostrar a insatisfação com o resultado das eleições e pedir socorro para as Forças Armadas .

Chegada do Papai Noel

Oração