O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que a entrega da rotatória em construção no Trevo da Telasul deve acontecer um pouco mais tarde do que estava previsto, e será liberada no final de agosto. Isto vai ocorrer porque as chuvas das últimas semanas atrapalharam o andamento das obras que vêm sendo realizadas pela Centro Oeste para a reformulação do entroncamento da BR-470 com a RSC-453, em Garibaldi.
Conforme o chefe da unidade do DNIT em Vacaria, engenheiro Adalberto Jurach, as equipes já finalizaram a terraplanagem, e agora trabalham na base de pedra e brita para depois aplicar o asfalto.
“A obra entrou na fase de sub-base e base; A sub-base é uma camada de pedra, e a base é uma composição de brita. Nós estamos trabalhando com a data de final de agosto para botar a rótula em funcionamento, claro que isso depende da condição de tempo, já que em maio não tivemos um dia favorável ao trabalho. Se a coisa andar um pouquinho melhor de tempo, acreditamos que até o final de agosto ela esteja concluída”, revelou Jurach.
A reformulação no trevo da Telasul é uma reivindicação antiga da comunidade serrana, e as obras iniciaram no começo de setembro do ano passado. De acordo com o projeto, está sendo construída uma rotatória alongada, o que vai permitir eliminar as filas de veículos no local e aumentar a segurança no entroncamento.
“O projeto prevê uma rótula bastante alongada, ela tem uma extensão grande de estoque de veículos, e esses veículos para cruzar a rodovia vão precisar aguardar um sentido de tráfico, diferente do que tem acontecido hoje. A gente acredita que, com essa geometria que foi desenvolvida, nós conseguimos melhorar bastante as condições de trânsito e principalmente de segurança no local”, afirmou o engenheiro.
O custo total da obra, segundo ele, se mantém nos R$ 6 milhões previstos originalmente. Jurach garantiu que a obra também foi pensada para se adequar a uma futura duplicação da estrada e permitir a construção de uma elevada no local, apontada como a solução definitiva para o local.
“Após a federalização da BR-470, o DNIT lançou um estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental, que é o primeiro passo para qualquer obra federal, e está trazendo os apontamentos do Daer sobre a região. Então, a duplicação de Bento a Carlos Barbosa, onde havia a previsão de um viaduto, está sendo considerada. Não temos nada programado ainda, mas é integrante do estudo, que deve ser finalizado este ano, como uma melhoria”, garantiu.