Caxias do Sul

Chafariz da Praça Dante Alighieri é reinaugurado após revitalização

Cerca de 200 pessoas acompanharam a reinauguração (Foto: Daniel Bianchi/Divulgação)
Cerca de 200 pessoas acompanharam a reinauguração (Foto: Daniel Bianchi/Divulgação)

O novo chafariz da Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul, foi reinaugurado na noite desta sexta-feira, dia 22. O evento contou com a presença do prefeito Daniel Guerra e reuniu cerca de 200 pessoas na área central da cidade. A inauguração foi marcada pela apresentação do Coro Municipal de Caxias do Sul, regido pelo maestro Renato Filippini. O coro iniciou o espetáculo com a música “Verde Mar”, que foi cantada ao mesmo tempo em que o chafariz foi ligado.

Cerca de 200 pessoas acompanharam a reinauguração (Foto: Daniel Bianchi/Divulgação)

Na nova estrutura, os jatos de água do chafariz executam movimentos programados em rotinas automáticas durante o dia. Também foi incluso um sistema de iluminação totalmente novo, que contará com o acendimento automático ao anoitecer. A estrutura é composta por 70 luminárias subaquáticas de LED com sete cores diferentes, que mudarão conforme o movimento das águas. O sistema de tratamento de água, que conta com uma bomba de recirculação com pré-filtro, filtro de areia e clorador para desinfecção da água, servirá também para evitar a proliferação de mosquitos, como o Aedes aegypti. Esse sistema também evita o desperdício de 360 mil litros de água por ano.

Segundo a prefeitura, a reforma foi necessária porque o antigo chafariz estava com problemas nas partes elétrica e eletrônica. A falta de filtros obrigava a troca de água a cada dois meses, representando um alto volume de desperdício. Sem sistema de escoamento, em dias de chuva forte, ocorriam transbordamentos. Estruturalmente, o novo chafariz mantém as mesmas características visuais do antigo por questões históricas e patrimoniais. Foram mantidas as pedras circulares com cachos de uva esculpidos em alto relevo na parte interna, existentes desde a inauguração em 1937.

O investimento da Semma e do Samae foi de R$ 236 mil.