Caxias do Sul

Cerest Serra abre em novo endereço a partir desta segunda-feira em Caxias

Serviço funcionará junto ao Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho. Foto: Divulgação
Serviço funcionará junto ao Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho. Foto: Divulgação

A partir desta segunda-feira (22), o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest Serra) deixa o prédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e começa a funcionar junto ao Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho. O acordo para a transferência foi ajustado entre o Município e o Ministério Público do Trabalho em audiência ocorrida na última quinta-feira (18).

Serviço funcionará junto ao Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho. Foto: Divulgação

O secretário interino da Saúde, Júlio César Freitas da Rosa, reuniu-se com os servidores municipais que atuam no Cerest Serra para informar sobre a decisão. “Não queremos interromper a prestação do serviço, mas precisamos do espaço de forma imediata, em função da reforma que visa implementar melhorias no Pronto Atendimento 24 Horas. Por isso, faremos a mudança”, afirmou. O espaço até então ocupado pelo Cerest Serra, no segundo andar da SMS, abrigará a farmácia do PA 24H, que deve ser ampliada após a obra.

Júlio César também esclareceu que até 31 de dezembro os servidores devem seguir desempenhando seu trabalho normalmente. Neste período, o Município buscará alternativas para a continuidade do atendimento. “Até o fim do ano, vamos buscar negociar com o governo estadual a devolução do Cerest Serra ou que outro município assuma a gestão. A coparticipação das demais cidades beneficiadas também é uma alternativa, assim como a municipalização do serviço”, detalhou.

Os servidores mostraram-se satisfeitos com o diálogo. Também se dispuseram a contribuir com o estudo das alternativas para viabilizar a prestação do serviço. Na manhã desta sexta-feira (19/10), eles foram ao Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho para conhecer o novo local de trabalho. A mudança dos equipamentos e do mobiliário será feita durante este fim de semana, para não atrapalhar as atividades.

O Cerest Serra desenvolve ações de saúde do trabalhador em 49 municípios da região, mas apenas Caxias do Sul auxilia financeiramente no custeio. Como contrapartida, os governos gaúcho e federal repassam mensalmente cerca R$ 65 mil, mas o valor é insuficiente.