Polícia

Cerca de duas toneladas e meia de pescado impróprios para consumo são apreendidas em Rio Grande

Outros 60kg camarão também foram inutilizados em operação policial integrada com a Vigilância Sanitária

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)


Por meio da Operação Camarão Legal, a Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram), juntamente da Vigilância Sanitária de Rio Grande, apreendeu cerca de duas toneladas de pescado e outros 60kg de camarão impróprios para consumo. A ação foi realizada na última segunda-feira (16).

O objetivo é fiscalizar a venda ilegal do crustáceo pescado na Laguna dos Patos, atividade proibida até 1º de fevereiro, período de “Defeso”.  Dessa forma, a Operação Camarão Legal ocorreu em salas comerciais do Mercado Público Municipal, em bancas que vendem o pescado. Foi confeccionado auto de infração e interdição pelos fiscais, bem como comunicação de ocorrência policial pelos crimes de “relação de consumo” e “comércio de pescado em período proibido”.

As principais irregularidades encontradas foram alimentos sem procedência e em temperatura inadequada. Os produtos impróprios foram descartados e inutilizados pela Vigilância Sanitária, devido os riscos da ingestão desses alimentos para a saúde humana.

As operações de fiscalização do Comando Ambiental têm sido intensificadas durante a 53ª Operação Golfinho, contando com reforço de efetivo na região litorânea.