Comportamento

Cerca de 8 mil alunos voltam as aulas na próxima segunda-feira em Farroupilha

Cerca de 8 mil alunos voltam as aulas na próxima segunda-feira em Farroupilha

Na próxima segunda-feira, dia 19, mais de oito mil estudantes retornam às aulas na rede municipal de ensino em Farroupilha. Uma das novidades para este ano é a transferência de 81 estudantes de escolas multisseriadas do campo para escolas polo do campo.

No total, serão duzentos dias letivos, com encerramento em 19 de dezembro (Foto: Divulgação)

De acordo com a secretária de Educação, Elaine Giuliato, essa mudança atende a Lei Federal nº 12.960, de 27 de março de 2014, e vem para melhorar a qualidade de ensino.

“Nós fomos notificados pela Conselho Municipal de Educação com relação a Lei Federal nº 12.960, ao cumprimento da nova regulamentação de de 01 de junho de 2017, que fala sobre as turmas multisseriadas. Essa regulamentação fala que não é possível o agrupamento de turmas de Educação Infantil – Pré-escola com estudantes do Ensino Fundamental, nem mesmo nas escolas do campo, por isso a criação de duas escolas polos do campo. Mas os pais podem ficar tranquilos que essa mudança vem para melhorar a qualidade de ensino dos nossos alunos”, destaca.

Outra novidade deste ano letivo é que o Natfar – Núcleo de Apoio Tecnológico de Farroupilha – será deslocado para o atual prédio da Biblioteca Pública Olavo Bilac, junto ao Centro de Formação, que atenderá não somente professores, mas também secretários escolares, equipes diretivas, orientadores e alunos.

A Secretária salientou ainda, que todas as vagas foram preenchidas e que não ha alunos sem escola no município. “Algumas escolas são mais procuradas, mas a gente adequou todas as vagas, podemos dizer que não há aluno que não tenha conseguido vaga, pode ser que não tenha sido na escola de preferencia, mas conseguimos em outras escolas da rede”, afirma.

O município possui 22 Escolas de Ensino Fundamental, cinco Escolas de Educação Infantil, três Centros de Atendimento Integral e EJA. Além disso, mantem sete turmas de pré-escola (4 e 5 anos) nas escolas estaduais e convênio com 17 creches (crianças de 0 a 4 anos).