Comportamento

Cerca de 72 toneladas de pneus foram descartadas em Ecoponto de Passo Fundo em 2022

A Prefeitura mantém estruturado um Ecoponto para fazer o recebimento adequado destes resíduos

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Compostos de materiais como borrachas especiais, poliéster, aço e nylon, os pneus podem causar grandes problemas se descartados de forma incorreta. Além dos impactos ambientais, o depósito destes resíduos em locais inadequados também coloca em risco a saúde pública ao contribuírem com a proliferação dos focos do mosquito Aedes aegypti.

Conforme a secretária do Meio Ambiente, Gabriela Engers, depois que o pneu se torna inservível, ou seja, quando não tem mais a função para a qual foi projetado, o ideal é que seja encaminhado para um local específico, a fim de evitar o entupimento das redes de esgoto, que causam enchentes e contribuem para a poluição de rios, o acúmulo nos aterros sanitários e, especialmente, a proliferação do mosquito causador da dengue, da chikungunya e do zika vírus.

Em Passo Fundo, a Prefeitura mantém estruturado um Ecoponto para fazer o recebimento adequado destes resíduos. O local, que fica junto à pedreira na Perimetral Leste, na ERS 135, funciona de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 17h. Apenas em 2021, conforme Gabriela, foram descartados no espaço mais de 408 toneladas de pneus inservíveis.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, entre os meses de janeiro e fevereiro de 2022, cerca de 72 toneladas de pneus já foram descartadas neste Ecoponto. Todos os pneus descartados são encaminhados para a empresa Reciclanip, sem qualquer despesa para o município. É esta empresa que, através da política de logística reversa, faz o destino para ambiente adequado, sendo que em boa parte dos casos o material vira matéria-prima para outros produtos.

Informações: Rádio Uirapuru