Cidades

Ceran informa que o Rio das Antas está apresentando vazões similares à de 4 de setembro

As barragens estão em estado operacional, não apresentando qualquer dano nem riscos estruturais nesse momento

Foto: Ceran/Divulgação
Foto: Ceran/Divulgação

Neste sábado, 18, a Companhia Energética Rio das Anta (Ceran) informou oficialmente que o Rio das Antas está apresentando vazões similares à de 4 de setembro, podendo superá-las. Naquele período ocorreram as fortes enchentes que deixaram debaixo d’água cidades do Vale do Taquari, além de Santa Tereza e casas da Linha Alcântara, em Bento Gonçalves.

O status da Barragem Usina Hidrelétrica (UHE) Castro Alves está sendo alterado para ATENÇÃO. Com isso, foram adotadas medidas preventivas previstas no Plano de Ação de Emergência do empreendimento. Além disso, sirenes foram acionadas para informar à população do entorno a respeito do aumento do nível da água.

Caso algum morador ainda não tenha sido mobilizado para ser retirado da área, deve acionar as Defesas Civis dos municípios próximos à barragem (Nova Roma e Nova Pádua), a empresa Ceran (responsável pela barragem) ou a Defesa Civil do Estado para que isso seja feito.

Com o compromisso de zelar pela segurança da população, a Ceran disse estar monitorando e agindo de forma preventiva, junto às Defesas Civis dos municípios e de acordo com a Lei de Segurança de Barragens.

As barragens estão em estado operacional, não apresentando qualquer dano nem riscos estruturais nesse momento. Portanto a condição das barragens está totalmente segura, sem qualquer risco de rompimento.

A Ceran ainda pede a todos que se informem através dos meios de comunicação oficiais da companhia e imprensa, evitando a propagação de notícias que não condizem com a realidade.