Comportamento

Centro Regional de Oftalmologia é inaugurado em Farroupilha

Centro Regional de Oftalmologia é inaugurado em Farroupilha
Farroupilha é o terceiro município a receber o equipamento (Foto: Emilio Nunes)

Foi inaugurado na manhã desta sexta-feira, dia 27, o Centro Regional de Oftalmologia em Farroupilha. O projeto é resultado da parceria entre o governo do Estado, Ministério da Saúde, Hospital Moinhos de Vento, Telessaúde RS-UFRGS e prefeituras. Localizado junto a UBS do bairro América, o local será referência em oftalmologia para 49 municípios da região Nordeste.

Secretária Rosane da Rosa e prefeito Claiton Gonçalves (Foto: Emilio Nunes)

De acordo com a secretária de Saúde, Rosane da Rosa, a inauguração da unidade remota do Teleoftalmo é um passo muito importante na saúde pública do município e da região.

“Um dia importante para comunidade de Farroupilha e Região, já que estamos inaugurando um Centro Regional de Oftalmologia que vai atender além de Farroupilha 49 municípios da região, beneficiando milhares de pessoas. Também destacamos que o paciente que vir se consultar na unidade de Farroupilha, dependendo do caso, já sai com a receita de seu óculos em mãos totalmente gratuito”, destaca.

Durante as consultas, que serão marcadas pelos médicos dos postos de saúde dos municípios da região e os pacientes encaminhados para Farroupilha, uma equipe de médicos e enfermeiros irá transmitir os exames para uma central, em Porto Alegre. Então, o oftalmologista do outro lado irá realizar o diagnóstico das imagens e definir se há necessidade de tratamento ou não e qual o procedimento mais indicado.

UBS do bairro América prestará 500 atendimentos por mês (Foto: Emilio Nunes)

Conforme o prefeito Claiton Gonçalves, o Centro de Oftalmologia terá um atendimento de excelência. “Uma alegria poder inaugurar um Centro de teleoftalmologia, um conceito moderno utilizado na Europa e uma unidade que vai prestar um serviço de excelência não só para Farroupilha, mas para toda região”, salienta.

Claiton Gonçalves salientou que a escolha de colocar a unidade remota do Teleoftalmo na UBS do bairro América, se deve a questão da logistica e da estrutura do posto de saúde que considerado um mini-hospital, com estrutura ampla e de fácil acesso, por estar próxima à Estação Rodoviária.

A unidade terá capacidade identificar diversas doenças que afetam os olhos ou que se manifestam pela visão. Por se tratar de um centro de telemedicina, ou seja, laboratório que realiza apenas o diagnóstico, os pacientes poderão ser encaminhados posteriormente para consultas presenciais com oftalmologistas. Entre as funções do laboratório, está a capacidade para rastrear retinopatia diabética e determinar o estágio da doença, rastrear glaucoma, diagnosticar catarata e identificar erros de refração ocular.