Caxias do Sul

Centro esportivo automotor pode sair do papel nos próximos meses em Caxias do Sul

O empreendimento, que promete reunir entusiastas de som automotivo, arrancada e outras modalidades, já tem terreno cedido pelo município na Rota do Sol

Um dos espaços do futuro empreendimento, onde devem se concentrar os eventos de som automotivo | Foto: Luca Roth/ Grupo RSCOM
Um dos espaços do futuro empreendimento, onde devem se concentrar os eventos de som automotivo | Foto: Luca Roth/ Grupo RSCOM

A inauguração de um espaço que reúna entusiastas de som automotivo, arrancada, veículos rebaixados e outras práticas que envolvem carros, motocicletas e, principalmente, o público jovem, pode finalmente sair do papel em Caxias do Sul. O futuro centro esportivo automotor já tem terreno cedido pelo município para ser construído e sediar eventos. A área, de cerca de 155 mil metros quadrados, fica às margens da Rota do Sol (RS-453), a dois quilômetros dos acessos aos distritos de Vila Seca e Criúva, em direção ao Litoral gaúcho (confira o mapa ao final da matéria).

Um dos líderes dessa iniciativa é o vereador Wagner Petrini (PSB), que levou a bandeira do esporte automotor ao parlamento caxiense e atua como promotor de eventos.

“É uma demanda muito antiga da nossa cidade. Dos praticantes e, principalmente, da sociedade, que vem brigando contra a perturbação do sossego público em nossa cidade”, sustentou Petrini, que tem expectativa que as obras comecem ainda nos próximos meses.

Além da questão do som alto, que tem sido uma reclamação constante de parte da população, o parlamentar defende que um espaço como este vai oficializar as práticas, promovendo lazer com segurança e trazendo benefícios econômicos ao município. Segundo Petrini, o empreendimento será custeado com investimento privado, e terá potencial para receber entusiastas de outras cidades e ser referência do segmento automotor na Serra Gaúcha.

“A gente vai ter opções de segurar o nosso jovem nos fins de semana aqui. Vai divulgar o nome da nossa cidade. A juventude de Caxias do Sul não tem aonde ir. Então, tendo esse Centro, pode ter certeza que essa galera vai ter aonde ir na quinta de noite, nas sextas, sábados e domingos, e vão afastar esse pessoal que fica migrando de um posto, para a UCS, para a Estação Férrea”, garantiu o vereador.

Petrini destacou que o Centro contará com uma pista de arrancada de 600 metros, e vai contemplar todo o segmento automobilístico.

“Desde o cara que gosta de som, vai ter evento de som. Vai ter o evento pra carro baixo, vai ter um dia pro carro antigo. Tem a galera da moto. Vamos ter um pequeno circuito para quem gosta de gaiola, de jipe, e a pista que é o principal”, projetou.

Foto: Reprodução

Próxima etapa

O próximo passo para a concretização da ideia é o envio, por parte do poder Executivo, de um projeto de lei à Câmara de Vereadores que autorize a permuta do terreno, que hoje pertence ao Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). Caso haja a aprovação, um novo projeto deverá estabelecer um convênio entre a Prefeitura e a Associação Caxiense de Esporte Automotor, que vai administrar o empreendimento.

“A Associação já tem trabalhado, já está fazendo um pré-projeto (da estrutura), já está consultando algumas pessoas na questão de quem gostaria de ajudar na parceria público-privada, vai ser aberto a comunidade também pra quem quiser participar, para, aí sim, começar a colocar a mão na massa. Então acredito que em torno de abril, maio, a gente consiga entrar com a primeira patrola”, finalizou Petrini.