Cidades

Centro Empresarial de Flores da Cunha promoveu capacitação sobre a Lei Lucas

Centro Empresarial de Flores da Cunha promoveu capacitação sobre a Lei Lucas


Ao longo do mês de março, o Núcleo de Educação do Centro Empresarial de Flores da Cunha promoveu uma capacitação sobre noções básicas de primeiros socorros, com foco na Lei Lucas. O treinamento foi dividido em grupos durante o mês de março, com professores, equipe e funcionários de algumas das instituições de ensino.

Nos encontros, os participantes receberam orientações sobre diferentes temas, entre parada cardiorrespiratória, crise convulsiva e obstrução de vias aéreas. Foram desenvolvidas atividades práticas e dinâmicas com todas as equipes de profissionais. Quem ministrou o curso foi a Cruz Vermelha de Caxias do Sul.

A capacitação foi realizada em cumprimento à ‘Lei Lucas’, que tem por objetivo primordial proteger as crianças da Educação Infantil e do Ensino Básico de acidentes comuns que podem ocorrer em ambientes escolares. Ao todo, foram 120 profissionais capacitados pela atividade do Núcleo de Educação. As instituições que participaram da capacitação foram: College Yes Cultural, Escola de Ensino Fundamental e Médio Interativa, Escola de Educação Infantil Estrelinha Mágica, Escola de Educação Infantil Lua Encantada, Escola de Educação Infantil Passos Para o Futuro, Escola de Educação Infantil Sonho de Criança, Escola de Educação Infantil Turma da Magali. A ação coletiva foi realizada através de uma demanda do Núcleo de Educação do CE, que viu uma oportunidade de se unir em prol do objetivo comum de habilitar o máximo de profissionais possíveis em uma única atividade.

Sobre a ‘Lei Lucas’: a Lei 13.722/18 foi sancionada dia 04/10/2018 e é popularmente chamada de Lei Lucas em homenagem ao menino de 10 anos, Lucas Begalli, que perdeu a vida em um simples passeio escolar durante um episódio de engasgo. Essa fatalidade poderia ter sido evitada se houvesse preparo sobre primeiros socorros pelas pessoas responsáveis pelo evento. Depois do acidente com Lucas, criou-se uma mobilização que culminou na aprovação da lei que surgiu para garantir a capacitação dos profissionais da área da educação que lidam com bebês, crianças e adolescentes. A legislação obriga escolas, públicas e privadas, de educação infantil e básica, a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros.

Seguindo a Lei, as instituições de ensino devem ministrar cursos que capacitem professores e funcionários em noções básicas de primeiros socorros. O objetivo é garantir que todos saibam agir até que a assistência médica especializada chegue ao local.

 

Fonte: Centro Empresarial de Flores da Cunha