Cidades

Centro Empresarial de Flores da Cunha integra o Programa de Qualificação para a Indústria Gaúcha

Capacitação oferecida é o curso de Operador de Manutenção de Sistemas Mecânicos e Eletroeletrônicos de Máquinas e Equipamentos, que será ministrada pelo SENAI.

MBA em Gestão Estratégica de Pessoas será realizado em Flores da Cunha, no Centro Empresarial
Foto: Lucas Brito | Grupo RSCOM


O Centro Empresarial de Flores da Cunha integra o grupo das organizações que colocam em prática o Programa de Qualificação para Indústria Gaúcha. A iniciativa disponibiliza vagas para trabalhadores da indústria e público em geral por meio de cursos gratuitos ministrados pelo SENAI. Em agosto deste ano, está previsto para começar o curso de Operador de Manutenção de Sistemas Mecânicos e Eletroeletrônicos de Máquinas e Equipamentos.

A oferta das 25 vagas gratuitas é fruto de uma parceria entre o Centro Empresarial de Flores da Cunha, o SENAI e o SIMECS. Os interessados tem até o dia 28 para se inscreverem. O curso, de 360 horas, inicia no dia 2 de agosto e segue até o dia 15 de dezembro de 2023, das 18h30 às 22h15. Para informações sobre como candidatar-se a uma das vagas, é preciso fazer o seu cadastro através do link cadastro.

As aulas, em função da estrutura de laboratório necessária para as práticas, acontecerão em Caxias do Sul, na escola no Senai Nilo Peçanha. O curso é gratuito (na rede privada, o investimento de uma capacitação semelhante é de aproximadamente R$3.000).

Os alunos matriculados terão apenas que custear o seu próprio transporte até Caxias do Sul, pagando o rateio dos serviços de um ônibus contratado pelo Centro Empresarial, especificamente, para levar e trazer os alunos, ou utilizar um veículo próprio, para esse deslocamento. Os interessados na utilização do transporte devem entrar em contato, enviando e-mail para o endereço: [email protected].

Confira mais detalhes sobre o curso oferecido pelo Centro Empresarial de Flores da Cunha

São 25 vagas oferecidas para Flores da Cunha. Para se candidatar a elas, o interessado deve ter no mínimo 18 anos e o Ensino Fundamental completo, como escolaridade mínima. Confira as unidades curriculares disponíveis do curso:

80h – Introdução à Tecnologia Mecânica;
30h – Técnicas de Diagnóstico em Sistemas Mecânicos;
100h – Manutenção de Sistemas Mecânicos;
120h – Manutenção de Sistemas Eletroeletrônicos de Máquinas e Equipamentos;
30h – Fundamentos da Manutenção de Sistemas Automatizados de Máquinas e Equipamentos.

A ocupação de “Operador de Manutenção de Sistemas Mecânicos e Eletroeletrônicos de Máquinas e Equipamentos” integra a área Metalmecânica, Mecânica e Manutenção. O trabalho compreende o conjunto e competências requeridas para o atendimento das demandas do segmento que buscam profissionais com competências para executar serviços de manutenção em sistemas mecânicos e eletroeletrônicos de máquinas e equipamentos industriais, respeitando os procedimentos e normas técnicas, de saúde, de segurança e meio ambiente. O curso é uma oportunidade de capacitação que visa atender a falta de mão de obra especializada, ponto identificado pelo Centro Empresarial.