Polícia

Centro de Reciclagem ilegal é flagrado pela BM, em Nova Bassano

O proprietário não possuía Licença de Operação para exercer a atividade

Centro de Reciclagem ilegal é flagrado pela BM, em Nova Bassano
Foto: BM

A Brigada Militar flagrou um Centro de Reciclagem ilegal no interior de Nova Bassano. A ação de fiscalização ambiental ocorreu nesta quinta-feira (5).

Com o drone, os policiais militares identificaram uma grande quantidade de resíduos, depositados a céu aberto. A área particular estava servindo para a atividade de reciclagem de resíduos sólidos urbanos e resíduos sólidos industriais.

De acordo com informações, a guarnição questionou o proprietário do local sobre o fato. Ele informou que não possuía Licença de Operação para exercer a atividade. Diante do crime ambiental, a BM prendeu o homem e registrou um Termo Circunstanciado, em função do Centro de Reciclagem ilegal.

Fonte: Comunicação Social do 3º BABM

***

Saiba um pouco mais sobre o Batalhão Ambiental

Em 22 de Janeiro de 1998, o Estado criou o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) extinguindo o Esquadrão conforme Decreto Lei número 38.107/98. A missão era realizar o policiamento ambiental em Porto Alegre e região metropolitana, preparando o caminho para incorporar as PATRAMs no interior do Estado. Isso ocorreu em 2001 quando o Batalhão Ambiental da Brigada Militar reorganizou, atuando em 7 companhias ambientais e agregando todas as PATRAMs.

Em 2000, a BM criou a coordenação técnica das PATRAMs em todo o Estado do Rio Grande do Sul pelo Batalhão de Polícia Ambiental através da portaria nº 085/2000. Com isso, em 12 de maio de 2005, a BM criou o Comando Ambiental da Brigada Militar em três Batalhões Ambientais: 1º BABM (Xangri-lá), 2º BABM (Santa Maria) e 3° BABM (Passo Fundo). A BM dividiu os três batalhões em companhias, pelotões e grupos de Polícia Ambiental que atuam em todos os municípios gaúchos. Atualmente a sede do 1° BABM encontra-se em Porto Alegre.