Empreendedorismo

Centro de Inovação contará com investimento milionário, em Garibaldi

A ideia é encabeçada pela Associação de Pequenas e Médias Empresas de Garibaldi e leva o nome de Apeme Colab

(Foto: Roberto Nichetti/ Grupo RSCOM)
(Foto: Roberto Nichetti/ Grupo RSCOM)

Em breve o município de Garibaldi passará a contar com um Centro de Inovação. O projeto, encabeçado pela Associação de Pequenas e Médias Empresas de Garibaldi, leva o nome de Apeme Colab e terá um investimento de mais de R$ 1,5 milhão, em uma área de 325 m². Conforme o presidente da entidade, Carlos Dendena, a ideia começou a ser discutida há cerca de um ano e meio e promete trazer um espaço colaborativo de referência.

“Olhando para o município, para o empreendedorismo, inovação e tecnologia, o projeto foi criado pensando nas pessoas e empresas. Fazendo parcerias, proporcionaremos um espaço físico voltado para o conceito do ecossistema de inovação retroalimentada. Um local para discutirmos ideias e solucionarmos problemas, em conjunto. As soluções podem estar numa reunião, em um bate-papo. Esse é o propósito, sempre se falando em inovção, em pensar um pouquinho fora da caixa. Teremos espaço para eventos, sala multimídia e muita integração”, explica.

A Apeme também está em fase de captação das empresas âncoras para instalar células de inovação. Segundo Dendena, dois parceiros já estão confirmados: Sicredi Serrana e a Cooperativa Vinícola Garibaldi. “O centro terá capacidade de 12 a 15 empresas, dependendo do número de pessoas. O projeto é para toda a nossa microrregião. Empresas de toda a Serra Gaúcha poderão se candidatar a ocupar o Colab, sejam empresas residentes, como startups ou empreendimento que tenham parte do processo atuando com inovação”.

As obras estão previstas para iniciarem já no mês de março. O espaço ficará localizado ao lado da sede da Apeme, em uma sala na Rua Heitor Mazzini. O projeto leva assinatura do Atelier de Arquitetura Roberta Delazzeri. Para o desenvolvimento do Centro de Inovação, as equipes da entidade visitarem outros espaços de referência em inovação no Rio Grande do Sul, como o Instituto Caldeira, em Porto Alegre, o TcnoUCS, em Caxias do Sul, além de espaços colaborativos de criação e inovação em cidades menores, como Gramado e Canela.

(Foto: Apeme/ Divulgação)
(Foto: Apeme/ Divulgação)

 

Apeme: Inspirando pessoas, inovando negócios! 

Atualmente, dos 5.900 CNPJS ativos em Garibaldi, 1 mil fazem parte da Apeme. No último ano, a entidade investiu mais de R$ 50 mil em projetos para seus associados. Ainda, em 2022, realizou 18 eventos contando com workshops, cursos, capacitações e palestras. Em sua sede, além de atendimentos individuais, são emitidos certificados digitais, consultas ao SCPC, atendimento do CIEE-RS e Parceiros Voluntários. Além disso, diversos benefícios são oferecidos para os parceiros da Apeme. Saiba mais acessando, www.apeme.com.br.

Confira a reportagem em vídeo: