
Aos poucos as entidades de Bento Gonçalves começam a compor seu calendário de atividades de 2021. Na última semana, o secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, debateu a pauta das atividades a serem desenvolvidas no Centro Cultural 20 de Novembro.
Segundo o presidente da Sociedade 20 de Novembro, José Luís de Deus, que administra o espaço, o local foi inaugurado no segundo semestre de dezembro de 2019 e, logo após, o mundo começou a viver o contexto da pandemia causada pela Covid-19.
Com a possibilidade da retomada as atividades respeitando as regras de distanciamento controlado no ano de 2021, foram marcadas algumas ações as quais marcam a retomada de ações e atividades do Centro Cultural 20 de Novembro.
“Temos como meta voltar a desenvolver as nossas atividades de cunho cultural. Claro que sempre de acordo com os decretos municipais e com a bandeira que podem afetar as datas e eventos”.
Já o presidente da fundação diz que o Centro Cultural 20 de Novembro soma-se aos equipamentos culturais de toda a cidade, como a Praça CEU, com o objetivo de oferecer à comunidade, em diferentes bairros, um acesso maior às ações e atividades que promovem a cidadania cultural. Além disso, é uma representatividade negra atuante há mais de 20 anos que promove a diversidade que compõem a sociedade bento-gonçalvense.
O Centro Cultural 20 de Novembro conta com sala de convivência, reuniões, escritório e para oficinas culturais. Localizada na Rua Carlos Turconi, bairro Borgo, a obra no valor de R$ 243 mil contou com emenda parlamentar do então deputado Federal Covatti Filho.
Confira abaixo o calendário do primeiro semestre de 2021 (sujeito a alterações)
Março
Lançamento do calendário Afro
Data: 5 de março
Bairro Baila
Projeto contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura. O Bairro Baila tem como objetivo a realização de oficinas de dança de salão gratuitas, com duração de 5 meses, ministradas pela professora e diretora da Via Ativa e proponente do projeto Liziane Mazzeto.
Data: 15 de março
Abril
Show Rodrigo Rodrigues um Fusca e um violão
Um show no formato acústico do EP Rosa Vermelha , no qual o produtor cultural e artista , transforma um Fusca 1974 em equipamento cultural móvel , com estrutura de som e iluminação cênica.
Data e horários a serem definidos.
Exposição 10 anos de Battle in the Cypher
Vernissage de abertura: 27 de abril
Período de visitação: 26 de Abril a 12 de Maio
Maio
Capoeira da 20
Data de início e horários a serem definidos
Oficina de Capoeira para crianças carentes a ser ministrada no Centro Cultural 20 de Novembro. As atividades serão realizadas no período de 10 meses, com inscrições gratuitas, a fim de estimular o desenvolvimento físico, cultural, musical e instrumental dos participantes.
Congresso Virtual dos Clubes Sociais Negros do Rio Grande do Sul
14 a 21 de maio – O Centro Cultural 20 de Novembro participará do evento.
Junho
Congresso de Capoeira