Apesar do frio e de intensa neblina, a celebração de Corpus Christi em Flores da Cunha reuniu centenas de fiéis na manhã desta quinta-feira (30) em frente a Igreja Matriz. Conhecida por ser pioneira na confecção de tapetes, a cidade celebra a 60ª edição do tradicional evento que contou com 54 tapetes decorando a Praça da Bandeira, alguns deles em alusão aos municípios atingidos pelas chuvas no Rio Grande do Sul.
A programação teve início com celebração eucarística em frente a igreja seguida de procissão sobre os tapetes. Depois de almoço no salão paroquial, às 12h45 inicia a 34º romaria Frei Salvador com missa no eremitério às 14h30. Além desta quinta, as festividades prosseguem até domingo com a exposição dos tapetes.
A psicóloga Luciana Falavigna, moradora do bairro Centro encarou o frio para prestigiar o evento. “Com todo esse período que o estado está passando, isso (o frio) não é nada. Vamos pedir ajuda e proteção pra todos nós e que o povo do Rio Grande do Sul se reerga e consiga viver feliz. Que sejamos unidos sempre com muito amor e não esquecemos um dos outros. Como diz Jesus, amai-vos uns aos outros. Vamos em frente“, relata.
Já o secretário de Turismo de Flores da Cunha, Tiago Mignoni, ressalta a tradição do município na data no qual define como um espetáculo comunitário. Ele informa que cerca de 500 voluntários estiveram envolvidos em todo o processo de confecção dos tapetes junto com a Prefeitura e a paróquia que organizam o evento de fé. “Estamos muito felizes com o tempo sem chuva diante do apóstolo Pedro, padroeiro da cidade, que sempre cuida de Flores. Fica o convite para que as pessoas, desde hoje até domingo, visitem Flores da Cunha e participem dessa celebração solidária“, convida.
O evento deste ano está sendo ponto de arrecadação de donativos, que serão distribuídos para as famílias atingidas pelas chuvas no estado.
Ver essa foto no Instagram