Negócios e Mercado

CDL Farroupilha comemora 50 anos com inauguração da Estação Férrea

Foto: Adroir da Silva/CDL Farroupilha
Foto: Adroir da Silva/CDL Farroupilha

Celebrar o passado, com os olhos voltados para o futuro. É com essa premissa que a Câmara de Dirigentes Lojista (CDL) de Farroupilha comemora 50 anos e inaugura oficialmente a antiga Estação Férrea Nova Vicenza, conhecida popularmente como Estação Férrea de Farroupilha.

A solenidade restrita para convidados ocorre nesta quinta-feira (26), às 18h30min, e contará com a participação de autoridades estaduais e municipais, dirigentes da entidade, patrocinadores e outros parceiros que viabilizaram o projeto. No dia 27, quando o espaço será aberto ao público, a CDL Farroupilha lança o Festival de Prêmios, que também faz parte das comemorações pelos 50 anos da entidade.

As obras de restauro da Estação Férrea de Farroupilha iniciaram em fevereiro de 2020 após estudos e projetos arquitetônicos. O investimento para a revitalização da Estação e seu entorno foi de cerca de R$ 1,2 milhão, sendo mais de R$ 1 mi por meio de captações federal, estadual e municipal, além de recursos da própria CDL Farroupilha. A entidade venceu a licitação da prefeitura em 2017 para o projeto de restauro e ocupação do prédio. A concessão da antiga Estação Férrea tem prazo de duas décadas, podendo ser prorrogada por mais 20 anos.

A partir desta quinta-feira (26), o local, que já contava com o Estação Nova Vicenza Gastropub – inaugurado em julho -, passa a oferecer para a comunidade um memorial, biblioteca e o Centro de Atendimento ao Turista (CAT). As obras da estrutura externa foram concluídas em dezembro de 2020, porém, por conta da pandemia, os espaços internos foram finalizados neste mês.

As obras de restauro e ocupação levaram em conta todas as determinações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (Iphae) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O projeto arquitetônico de restauro foi realizado pela empresa Escaiola Arquitetura Rara, com execução da EWM Incorporadora e acompanhamento da Insito Arquitetura & Restauro. O planejamento cultural foi da Simples Assim.

De gastronomia ao recebimento de turistas

Além da recuperação do espaço físico, o projeto encabeçado pela CDL Farroupilha procurou viabilizar a ocupação da Estação Férrea do município com atrações que unem memória, cultura e economia num mesmo local.  E é o que poderá ser visto pelo público a partir desta semana.

O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) foi instalado no espaço em que funcionava a bilheteria no passado. Um mapa com os principais pontos turísticos de Farroupilha ajudará na localização dos visitantes.

Já a biblioteca, que está sendo abastecida com obras doadas pela comunidade, traz livros que contam a história da rede ferroviária Montenegro-Caxias, com informações sobre as outras estações que integravam a linha e a importância do trajeto para o desenvolvimento da região. No local podem ser vistas fotos antigas das paradas que integravam o roteiro e curiosidades sobre a construção da malha ferroviária. Ainda na biblioteca, foi preservado um trecho de parede interna da edificação com a pintura e o revestimento originais, chamada de “janela histórica”.

No espaço gastronômico, que abriga o Estação Nova Vicenza Gastropub desde julho deste ano e que já é um ponto de confraternização aberto ao público, pode ser vista uma linha do tempo que começa no ano de 1875, no início da imigração italiana, até os dias atuais, em três temas: a imigração, a ferrovia e a urbanização.

Outra atração que será entregue é um painel interativo para que a população contribua, de forma contínua, com informações e fotos sobre histórias da imigração e da Estação.

Em breve, a comunidade também terá acesso ao memorial com uma maquete 3D, com recursos táteis, que apresentará um histórico com as mudanças da Estação ao longo das décadas.