A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) admitiu que sua arbitragem errou ao não assinalar penalidade para o Grêmio no duelo contra o Corinthians, em duelo realizado nesta segunda-feira, 18, na Neo Química Arena.
Em divulgado no site da entidade, Péricles Bassols, gerente técnico do VAR, analisou que os juízes deveriam ter marcado a infração de Yuri Alberto, já no final da partida válida pela 15ª rodada do Brasileirão. “Aos 49 minutos da segunda etapa, o atleta número 9 da equipe de branco e preto, em ação de bloqueio, com o braço em posição antinatural e aumentando seu espaço corporal, intercepta um cruzamento à área.
O bloqueio da bola com o braço nesta ação caracteriza a infração de pênalti, portanto uma penalidade deveria ser marcada no campo de jogo. E quando não marcada, o VAR deveria recomendar revisão para tal ação”, declarou.
CBF divulga áudio do VAR de lance polêmico em Corinthians x Grêmio: ‘Posição natural’
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta terça-feira, 19, a conversa entre os árbitros durante um lance polêmico em Corinthians x Grêmio, jogo atrasado da 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Na jogada, ocorrida nos minutos finais da partida, Yuri Alberto toca com a mão dentro da área corintiana, provocando a reclamação dos gremistas. Imediatamente, o juiz de campo, Wilton Pereira Sampaio, alegou que o “lance foi natural” e “não houve bloqueio”.
O profissional responsável pelo VAR, Emerson de Almeida Ferreira, pede para ver alguns ângulos e conclui: “O jogador, mesmo com o braço nessa posição, ele é natural para a disputa da bola. E não está com a intenção de bloquear”.
Assistente do VAR, Michael Patrick Costa ainda argumenta: “Você não acha que está muito aberto?”. Emerson, entretanto, mantém a decisão de campo e pede para o escanteio ser cobrado. “Ele não está com a intenção de bloquear. Ele está com a intenção de disputar a bola”. Após o empate em 4 a 4, o técnico do Tricolor, Renato Gaúcho, ironizou a decisão da arbitragem. Já o presidente Alberto Guerra prometeu fazer uma reclamação formal à CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
CBF divulgou o áudio do VAR do lance entre Corinthians x Grêmio.
VAR: “O jogador está recolhendo o braço, posição de disputa e a bola vai em direção ao seu braço”.
O que acharam? pic.twitter.com/uQTJCZc7yO
— Yara Fantoni (@yarafantoni) September 19, 2023