Esportes

CBF admite erro em Corinthians x Grêmio e afasta equipe do VAR após pênalti não marcado

Partida válida pela 15ª rodada do Brasileirão terminou com muita reclamação por parte dos gremistas.

cbf

Confederação Brasileira de Futebol (CBF) admitiu que sua arbitragem errou ao não assinalar penalidade para o Grêmio no duelo contra o Corinthians, em duelo realizado nesta segunda-feira, 18, na Neo Química Arena.

Em divulgado no site da entidade, Péricles Bassols, gerente técnico do VAR, analisou que os juízes deveriam ter marcado a infração de Yuri Alberto, já no final da partida válida pela 15ª rodada do Brasileirão. “Aos 49 minutos da segunda etapa, o atleta número 9 da equipe de branco e preto, em ação de bloqueio, com o braço em posição antinatural e aumentando seu espaço corporal, intercepta um cruzamento à área.

O bloqueio da bola com o braço nesta ação caracteriza a infração de pênalti, portanto uma penalidade deveria ser marcada no campo de jogo. E quando não marcada, o VAR deveria recomendar revisão para tal ação”, declarou.

CBF divulga áudio do VAR de lance polêmico em Corinthians x Grêmio: ‘Posição natural’

Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta terça-feira, 19, a conversa entre os árbitros durante um lance polêmico em Corinthians Grêmio, jogo atrasado da 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Na jogada, ocorrida nos minutos finais da partida, Yuri Alberto toca com a mão dentro da área corintiana, provocando a reclamação dos gremistas. Imediatamente, o juiz de campo, Wilton Pereira Sampaio, alegou que o “lance foi natural” e “não houve bloqueio”.

O profissional responsável pelo VAR, Emerson de Almeida Ferreira, pede para ver alguns ângulos e conclui: “O jogador, mesmo com o braço nessa posição, ele é natural para a disputa da bola. E não está com a intenção de bloquear”.

Assistente do VAR, Michael Patrick Costa ainda argumenta: “Você não acha que está muito aberto?”. Emerson, entretanto, mantém a decisão de campo e pede para o escanteio ser cobrado. “Ele não está com a intenção de bloquear. Ele está com a intenção de disputar a bola”. Após o empate em 4 a 4, o técnico do Tricolor, Renato Gaúcho, ironizou a decisão da arbitragem. Já o presidente Alberto Guerra prometeu fazer uma reclamação formal à CBF (Confederação Brasileira de Futebol).