Negócios e Mercado

Caxienses YouBot e Núcleo Sistemas anunciam fusão

Carlos André Antunes, Claudio Meneguzzi Júnior e Pedro Bocchese
Carlos André Antunes, Claudio Meneguzzi Júnior e Pedro Bocchese

Com três anos em atividade e já considerada referência na área de Inteligência Artificial em Caxias do Sul, a YouBot acaba de dar mais um passo para acelerar a implementação de soluções inovadoras para clientes de diversos nichos de atuação. Em maio, a startup, integrante do Ecoinove Labs, ecossistema de inovação e tecnologia do Grupo Uniftec, passou por um reposicionamento de mercado que resultou na fusão com a Núcleo Sistemas, outra tradicional empresa caxiense que, desde 1993, atua em áreas como Business Intelligence, Analytics, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Realidade Mista, Imagens e Vídeos 360 graus e automação de processos robóticos (RPA).

Nasce, assim, a TecnoBridge – Global Digital & IT, cujo Conselho de Administração é formado pelo reitor e fundador do Grupo Uniftec, Claudio Meneguzzi Junior; pelo CEO do Grupo Uniftec, Maurício Barros; e pelo diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Uniftec, Pedro Bocchese. Já a parte operacional é composta, além de Bocchese (CEO), por Vinicius Scur (Head de Business Intelligence e Analytics), Milton Medeiros (Head de Experiência Imersiva), Tiago Martins (Head de RPA), Carlos Antunes (Head de Inteligência Artificial) e Vinicius Vanzin (Head de P&D – Pesquisa e Desenvolvimento).

De acordo com Bocchese, considerando o valuation estimado da YouBot e da Núcleo antes da fusão, pressupõe-se um movimento envolvendo um montante aproximado de R$ 7,4 milhões. Acrescentando as sinergias levantadas no negócio, espera-se da empresa resultante (TecnoBridge), até o fim deste processo de integração, que vai até o fim de 2021), um valuation superior a R$ 9 milhões. A TecnoBridge está situada no Ecoinove Labs, instalado junto ao Centro Universitário Uniftec, em Caxias do Sul.

“Com essa nova marca e posicionamento, entendemos que seremos um agente e parceiro importante para as empresas neste momento de transformação digital no setor produtivo. Uma verdadeira ponte de expertise tecnológica para possibilitar aos nossos clientes a utilização da disrupção tecnológica nos negócios como um fator de ganho de produtividade em seus mercados. Estar junto com o Grupo Uniftec, inseridos num contexto educacional, empreendedor e tecnológico, com muito capital humano e tecnologia, em prol do mundo dos negócios, nos habilita ainda mais a um crescimento sustentável e a um posicionamento forte de mercado”, salienta Bocchese, CEO da Núcleo Sistemas.

Fundador e analista de IA da YouBot, o engenheiro da computação Carlos André Antunes acredita que a fusão com a Núcleo agrega tanto para as empresas quanto para Caxias do Sul e a região como um todo. “Caxias do Sul está numa corrida tecnológica muito forte, principalmente e graças aos centros de ensino aqui da região e iniciativas empresariais e acadêmicas como o Collider, do Grupo Uniftec, que tenta identificar os problemas das empresas e traz startups para resolvê-los. Isso é muito benéfico. Uma coisa que podemos aprender com o Vale do Silício é que, para se criar um ambiente tecnológico forte, precisamos ter ecossistema. E o ecossistema é feito de várias pessoas, empresas e instituições tentando inovar. Quanto mais pessoas fazendo inovação, melhor para o ecossistema como um todo.”

Um exemplo de iniciativa é o Collider, incubadora e aceleradora de startups do Grupo Uniftec, que busca entender os problemas da indústria e encontrar e capacitar startups para que sejam capazes de solucioná-los. Além disso, outras iniciativas de cunho acadêmico, como a iniciação científica e o estágio acadêmico, preparam os alunos para atuar com tecnologias de ponta em conjunto com as startups do grupo.

Pesquisa e Desenvolvimento
A chegada da Tecnobridge ocorre na esteira da implantação do Departamento de Pesquisa & Desenvolvimento do Grupo Uniftec e da Ecoinove Holding Educacional. Pensado como um motor de inovação, principalmente com base em novas tecnologias para aceleração tecnológica e científica, o novo setor tem o objetivo de fornecer pesquisas, soluções de transformação digital e novos modelos de negócio tanto para o Grupo Uniftec quanto para empresas parceiras e a sociedade. Os atores desse motor serão os alunos, professores, comunidade, empresas, poder público e arranjos produtivos locais (APLs).

“Trabalharemos com foco na formação, conhecimento, pesquisa aplicada e não aplicada, empreendedorismo, ciência de dados, automação robótica, cultura, integração e inteligência artificial para visão computacional”, explica Pedro Bocchese, diretor do Departamento de P&D do Uniftec.

Atualmente, o departamento trabalha em projetos de robotização com uso de Inteligência Artificial, mapeamento digital, plataforma omnichannel para multilojas, reconhecimento facial para avaliação de sentimentos, assistentes virtuais comerciais sob o conceito shipping then buy e aulas utilizando realidade virtual com estruturas multiplayer.